Objetivos Gerais

Os CEF - CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO visam permitir aos jovens a conclusão do 9.º ano ou 12.º ano, através de um percurso formativo flexível, concretizado num projeto de formação profissional para o ingresso na vida ativa, sem prejuízo do prosseguimento de estudos.

 

   Destinatários

Esta modalidade destina-se, preferencialmente, a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, (ou inferior a 15 anos em situações especiais) em risco de abandono escolar ou que já abandonaram antes da conclusão da escolaridade de 12 anos.

 

   Organização e Tipologia dos Cursos

Os CEF - Cursos de Educação e Formação são percursos formativos organizados numa sequência de etapas de formação, consoante as habilitações de acesso e duração das formações, conforme quadro a seguir. Independentemente da tipologia, todos os CEF integram as componentes de formação: Sociocultural, Científica (FCS), Tecnológica (FT) e Prática - Estágio em Contexto de Trabalho (FP).

 

O CENFIM promove esta modalidade com o desenvolvimento privilegiado dos percursos de formação a seguir indicados, com desenvolvimento de cursos a visar saídas profissionais de Nível 2 da área da Metalurgia e Metalomecânica.

 

 

 

   Certificação

A conclusão de qualquer CEF, referido e promovido pelo CENFIM, confere uma dupla certificação: A Certificação Escolar equivalente ao 9.º ano de escolaridade e uma Qualificação Profissional de Nível 2.