O  QUE SÃO OS CENTRO QUALIFICA?

Os Centros Qualifica vêm substituir os CQEP - Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (conforme definido na Portaria n.º 232/2016 de 29 de agosto).

 

Os Centros Qualifica pretendem prestar os seguintes serviços:

  • Informar, orientar e encaminhar para oferta escolar ou oferta de formação profissional e de dupla certificação;

  • Informar, orientar e encaminhar para uma integração qualificada no mercado de emprego;

  • Desenvolver, para adultos, Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de âmbito Escolar e Profissional ou de Dupla Certificação.

  • Informar e divulgar junto dos jovens, adultos, empresas e outros empregadores sobre as ofertas de educação e formação profissional.

 

 DESTINATÁRIOS DOS CENTROS QUALIFICA
  • Jovens que não se encontrem a estudar, nem a trabalhar, nem em formação.

  • Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, nos processos de processos de informação e orientação profissional e processos RVCC.

 

 CENTRO QUALIFICA DO CENFIM

Conheça os Centros Qualifica do CENFIM, onde a escola da vida - toda a sua experiência pessoal, social e profissional - conta para as suas qualificações profissionais e/ou escolares, tendo a possibilidade de completar a sua formação sem ter de voltar atrás.

 

Dirija-se ao Centro Qualifica do CENFIM mais próximo da sua área de residência ou do seu local de trabalho.

Nos nossos Centros Qualifica encontrará uma equipa de profissionais, que após análise do perfil e necessidades do candidato, atua no sentido de informar, orientar e encaminhar para uma destas situações:

  • um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível básico ou secundário;

  • uma formação profissional ou de dupla certificação do nível 2 (nível básico), 4 (nível secundário) ou 5 (nível pós-secundário);

  • uma formação profissional (reciclagem ou especialização de conhecimentos);

  • integração qualificada no mercado de emprego.

 

 VANTAGENS DA INSCRIÇÃO NOS CENTROS QUALIFICA DO CENFIM
  • Possibilitar o prosseguimento de estudos de nível básico ou de nível secundário de Adultos através de Cursos EFA - Educação e Formação de Adultos, ou Formações Modulares ou até pós-secundário através de CET - Curso de Especialização Tecnológica para um nível pós-secundário.

  • Possibilitar o prosseguimento de estudos de nível básico ou de nível secundário de Jovens através de cursos do Sistema de Aprendizagem ou CEF - Cursos de Educação e Formação de Jovens ou até através de CET - Curso de Especialização Tecnológica Curso de Especialização Tecnológica para um nível pós-secundário.

  • Possibilitar a melhoria da sua situação profissional.

  • Facilitar a progressão na carreira.

  • Melhorar a autoestima, autoconfiança e autonomia.

Os Centros Qualifica constituem-se como um meio privilegiado para dar resposta às necessidades de jovens e adultos, dispondo de equipas técnicas qualificadas e especializadas no trabalho a desenvolver nas seguintes etapas de intervenção:

 Acolhimento  - consiste no atendimento e inscrição do Jovem/Adulto no Centro e esclarecimento sobre a missão dos Centros Qualifica.

 

 Diagnóstico  - consiste na realização da análise do perfil do Jovem/Adulto por meio de estratégias adequadas à sua faixa etária, por meio de sessões de esclarecimento, análise curricular, avaliação do percurso de vida e experiência profissional, motivações, necessidades e expetativas, aplicação de testes de diagnóstico, entrevistas individuais ou coletivas, tendo em vista a identificação de respostas de educação e de formação adequadas.

 

 Informação e orientação  - Apoio personalizado na identificação de projetos de educação e de qualificação profissional que melhor respondam ao perfil do candidato, com vista à progressão dos estudos e/ou de integração no mercado de emprego.

 

 Encaminhamento  - tem em vista proporcionar ao Adulto ou Jovem, a informação que permita direcioná-lo para a resposta que lhe seja mais adequada, após a fase de diagnóstico, ou a frequência de uma percurso de educação e formação ou o desenvolvimento de um processo RVCC.

 Formação  - Oferta de 75 horas de formação complementar durante a realização do processo RVCC para consolidação de aprendizagens e de competências que concorrem para uma certificação parcial/total.

 

 Reconhecimento e validação de competências  - tem em vista a identificação, pelo Adulto, dos saberes e competências adquiridos ao longo da vida, através de um conjunto de actividades, assentes na metodologia de balanço de competências e na utilização de instrumentos diversificados de avaliação, por meio dos quais o adulto evidencia as aprendizagens efectuadas, dando início à construção do portfólio reflexivo de aprendizagens, que será o instrumento de base para a validação de competências através de um processo de auto e heteroavaliação também pelos técnicos.

 

 Certificação de competências  - consiste na apresentação do adulto perante um júri de certificação com vista à certificação de competências validadas.

 

Etapas de intervenção a desenvolver pela
Equipe técnica do Centros Qualifica

 

 O QUE É O PROCESSO RVCC?

O processo de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências escolares e profissionais, desenvolvido no âmbito dos Centros Qualifica, consiste numa oportunidade que lhe permite ver reconhecidas, validadas e certificadas as competências adquiridas por via formal, não formal e informal, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

O Processo de validação das competências escolares (RVCC Escolar) é efetuado em função de Referenciais de Competências Chave definidos pela ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.

O Processo de validação das competências profissionais (RVCC Profissional ou de Dupla Certificação) é efetuado em função do referencial de competências e conhecimentos associado à saída profissional a que se está a candidatar e inserido no Catálogo Nacional de Qualificações e permite obter, também, uma Certificação Profissional de nível 2 ou 4.

 

 DESTINATÁRIOS DO PROCESSO RVCC?

Para o nível básico de educação:

  • Se tiver idade igual ou superior a 18 anos;

  • Não concluiu o 4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade.

Para o nível secundário de educação:

  • Se tiver 18 ou mais idade;

  • No caso de ter menos de 23 anos de idade dispor no mínimo de três anos de experiência profissional.

 

NO CENFIM encontra um Centro Qualifica integrado,
pois permite a obtenção de:

marca

DIPLOMA ESCOLAR do 4º, 6º, 9º e do 12º ANO
(através do RVCC Escolar)

ou

marca

DIPLOMA de QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL de NÍVEL 2 ou 5
(através do RVCC Profissional) nestas profissões:

  • Desenhador de Construções Mecânicas

  • Fresador Mecânico

  • Operador de Máquinas Ferramenta

  • Operador de Máquinas Ferramenta CNC

  • Serralheiro Civil

  • Serralheiro de Moldes, Cunhos e Cortantes

  • Serralheiro Mecânico

  • Serralheiro de Manutenção

  • Técnico de Desenho de Construções Mecânicas?

  • Técnico de Maquinação e Programação CNC

  • Técnico/a de desenho de construções mecânicas

  • Técnico/a de planeamento industrial de metalurgia e metalomecânica

  • Técnico/a de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica

marca

CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÕES
(documento que comprova e explicita as competências profissionais que detém)

 

marca

PASSAPORTE QUALIFICA
(instrumento de registo eletrónico dos percursos de aprendizagem já efetuados e de orientação para novos percursos, a partir da capitalização das formações já realizadas e das competências já adquiridas, conferindo a possibilidade de completar uma qualificação ou de obter outras e de progredir escolar e profissionalmente)

 

 

NUNCA É TARDE PARA APRENDER E APOSTAR NA SUA QUALIFICAÇÃO

 

O Centro Qualifica dá-lhe a possibilidade de completar a sua formação sem ter de voltar atrás. Conheça o Centro Qualifica do CENFIM, onde a escola da vida - toda a sua experiência pessoal, social e profissional - conta para as suas qualificações escolares ou profissionais.

Dirija-se a um Centro Qualifica do CENFIM - próximo da sua área de residência ou do seu local de trabalho.

Nos nossos Centros, uma equipa de profissionais actuará no sentido de reconhecer, validar e certificar os conhecimentos que foi adquirindo em diversas situações ao longo do seu percurso pessoal, social e profissional e ajudá-lo-á a encontrar uma resposta formativa mais adequada à sua situação.

0 processo de reconhecimento, validação e certificação de competências permite obter uma certificação de 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.

0 processo de reconhecimento, validação e também certificação de competências profissionais permite obter uma certificação profissional de nível 2 ou 4.

 

 DÊ VALOR A SI PRÓPRIO

A CERTIFICAÇÃO OBTIDA ATRAVÉS DO SISTEMA PERMITE NÃO SÓ A SUA VALORIZAÇÃO PESSOAL, SOCIAL E PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM O PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS/FORMAÇÃO.
 

 Vídeos:

 
marca

Agarre em si e invista no seu futuro - Filmes integrados na campanha publicitária, desenvolvida pela ANQEP ao abrigo do Programa Qualifica:

 

 TESTEMUNHOS:

 
marca Carlos Manuel Brás Alexandre - 20 Janeiro 2011 - CENFIM Núcleo de Peniche -

 

 ENTREVISTAS :

 
marca José António Pinto - Março 2011 - CENFIM Núcleo de Oliveira de Azeméis -
 
marca Vicente Gomes, Rogério Martins Teixeira e Belisando de Almeida Alves -
Março 2011 - CENFIM Núcleo de Trofa -

 

No CENFIM... tem um Qualifica!
Contactos:

NÚCLEO DE AMARANTE
Tâmega Park - Edifício Mercúrio, Fracção AB
Agração-Telões  .  4600-758 Telões AMT
Telef.: 25 543 12 92  .  Fax: 25 543 74 12  .  E-mail:
amarante@cenfim.pt

NÚCLEO DE ARCOS DE VALDEVEZ
Centro de Formação e Exposições - Passos, Guilhadeses  .  Apartado 62  .  4974 - 909 ARCOS DE VALDEVEZ
Telef.: 25 851 00 10  .  Fax: 25 851 00 19  .  E-mail:
avaldevez@cenfim.pt

NÚCLEO DE CALDAS DA RAINHA
Rua da Matel, 6  .  2500-278 CALDAS DA RAINHA
Telef.: 26 287 02 10  .  Fax: 26 287 02 19  .  E-mail:
crainha@cenfim.pt

NÚCLEO DE ERMESINDE
Rua da N.ª S.ª da Mão Poderosa  .  4445-522 ERMESINDE
Telef.: 22 978 31 70  .  Fax: 22 978 31 79  .  E-mail:
ermesinde@cenfim.pt

NÚCLEO DE LISBOA - Poço do Bispo
Rua dos Amigos de Lisboa, S/N.º  .  1950-307 LISBOA
Telef.: 21 861 01 51  .  Fax: 21 868 64 98  .  E-mail:
lisboa@cenfim.pt

NÚCLEO DE LISBOA - Pólo Tecnológico do Lisboa
Rua Cesina Adães Bermudes, N.º 1  .  1600-604 LISBOA
Telef.: 21 715 08 90 / 21 715 28 38  .  Fax: 21 010 11 18  .  E-mail:
lisboa@cenfim.pt

NÚCLEO DE MARINHA GRANDE
Rua Eng.º André Navarro, 27  .  2430-287 MARINHA GRANDE
Telef.: 24 457 58 50  .  Fax: 24 457 58 59  .  E-mail:
mgrande@cenfim.pt

NÚCLEO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Rua do Alto da Fábrica, Zona Industrial - Apartado 282  .  3721-909 OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Telef.: 25 666 13 50  .  Fax: 25 666 13 59  .  E-mail:
oazemeis@cenfim.pt

NÚCLEO DE PENICHE
Zona Industrial da Prageira - Edíficio Forpescas  .  2520-621 PENICHE
Telef.: 26 278 48 47  .  Fax: 26 278 48 46  .  E-mail:
peniche@cenfim.pt

NÚCLEO DO PORTO
Rua Conde da Covilhã, N.º 1400  .  4100-187 PORTO
Apartado 8007  .  4109-601 Porto
Telef.: 22 610 96 37  .  22 617 29 55  .  Fax: 22 618 95 77  .  E-mail:
porto@cenfim.pt

NÚCLEO DE SANTARÉM
Quinta do Mocho, Zona Industrial, E.N. 114  .  2005-002 VÁRZEA SANTARÉM
Telef.: 24 332 66 76  .  Fax: 24 332 97 93  .  E-mail:
santarem@cenfim.pt

NÚCLEO DE SINES
Zona Industrial Ligeira, N.º 2 - Lote 122 A  .  7520-309 SINES
Telef.: 26 963 22 20  .  Fax: 26 963 33 09  .  E-mail:
sines@cenfim.pt

NÚCLEO DE TORRES VEDRAS
Rua António Leal d'Ascenção  .  2560-309 TORRES VEDRAS
Telef.: 26 131 80 90  .  Fax: 26 131 80 99  .  E-mail:
tvedras@cenfim.pt

NÚCLEO DE TROFA
Rua João Paulo II, N.º 146  .  4785-141 TROFA
Telef.: 25 240 05 30  .  Fax: 25 240 05 39  .  E-mail:
trofa@cenfim.pt