Projectos de Cooperação Projectos de Cooperação
 
IMMERWORK
Immersing the European working life for tomorrow
 Em Execução 
 De 31/08/2018
a 30/12/2019 
 
Projecto co-financiado no âmbito do Programa: Erasmus+ KA01 
Sub-Programa: Mobilidade com a Refª 2018-1-PT01-KA102-046930 
 
Tipo de Projecto:  Mobilidades (Estágios no Estrangeiro) 
Enquadramento:
Descrição:
Este projecto, subvencionado pelo Programa Erasmus+ KA1, enquadra-se na estratégia do CENFIM, de propiciar de forma continuada estágios no estrangeiro aos seus Formandos, aqui também alargada aos Staff em mobilidades de curta duração. As mobilidades de Jovens, que têm sido propiciadas de forma regular ao longo dos anos no CENFIM através de projectos de Mobilidade, têm-se manifestado um valioso contributo para o enriquecimento do processo de formação no CENFIM.
Efectivamente trata-se de uma oportunidade impar estimular o aperfeiçoamento profissional, técnico, linguístico, cultural, social e pessoal dos formandos directamente beneficiários do mesmo - Trata-se de facto uma experiência única, onde se proporcionará aos Participantes a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e práticas de trabalho noutros países da Europa e onde durante um mês serão cidadãos dos países de destino desenvolvendo a sua actividade profissional mas também a organização da sua vida pessoal com a necessária autonomia (importa considerar que estamos a falar de jovens que na grande maioria dos casos irá pela primeira vez sair do país e organizar a sua vida pessoal de forma independente).
Com estas experiências visa-se estimular e premiar o mérito na aprendizagem, integrando os mesmos no plano curricular destes cursos. Para além de ser um motor de motivação na aprendizagem para os Jovens Formandos do CENFIM, este projecto contribuirá fortemente para o seu crescimento profissional e pessoal através de uma experiência que proporcionará aos Participantes a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e práticas de trabalho noutros países da Europa e onde sairão fortalecidas também as competências sociais, linguísticas e culturais. Os resultados desta experiência traduzem-se em:
      • Despertar a motivação do Jovens para o crescimento em competências profissionais e pessoais.
      • Aumentar a mobilidade dos participantes em formação profissional em Empresas Europeias;
      • Aumentar as perspectivas dos formandos relativamente às práticas profissionais das organizações Europeias, constituídas por Centros de Educação e Formação e Empresas.
      • Melhorar a transparência e a contribuição para o processo de reconhecimento das qualificações e competências a nível Europeu, através da emissão de Europass para os formandos.
      • Proporcionar o desenvolvimento e conhecimento de línguas e de aptidões interculturais, através de interacção e colaboração com pessoas de diferentes culturas.
Acresce ainda o impacto que estas iniciativas têm:
      • no seio da população formanda - já que as mesmas são um confirmado e eficaz mecanismo de motivação para a excelência na aprendizagem. O facto de (ainda que uma pequena percentagem) poder ter esta oportunidade, premiando o seu mérito na aprendizagem, irá estimular toda a população formanda para alcançar níveis mais elevados de aproveitamento (esta situação é hoje perfeitamente identificável em todos os Núcleos de Formação do CENFIM)
      • nas famílias e comunidades locais - importa perceber que o CENFIM se distribui através dos seus 13 Núcleos ao longo do país, envolvendo regiões mais interiorizadas; importa também perceber que a maior parte dos jovens em formação provêm de famílias de estratos socioeconómicos onde muito dificilmente estes jovens teriam estas oportunidades. As experiências anteriores sublinham o enorme impacto que as mobilidades tiveram não apenas na vida desses jovens, mas nas suas famílias e comunidades locais.  Num sector industrial que nos reclama continuamente por novos profissionais qualificados, e apesar de sermos o maior Centro de Formação sectorial do país, temo-nos deparado cada vez com maiores dificuldades de recrutamento de candidatos à formação inicial. Assim, a oportunidade de poderem vir a usufruir de um estágio no estrangeiro, é mais um valioso mecanismo de atratividade para novos formandos num sector industrial que garante a plena empregabilidade dos nossos formandos.
O Projecto envolve também Staff do CENFIM em mobilidades de curta duração. Pretende-se também aqui proporcionar o contacto com experiências e realidades próprias de outros contextos de educação/formação, através de uma troca organizada das experiências em contexto europeu, com entidades de formação, educação e empresas, visando partilhar e discutir a adaptação dos métodos e dos conteúdos de formação à evolução das tecnologias, às mudanças na organização do trabalho, respondendo desta forma às expecativas de melhoria das competências profissionais e sociais dos Formadores e Técnicos de Formação.
No total irão ser disponibilizadas por este projecto:
      • 34 Mobilidades para Formandos em Empresas Industriais na Europa com a duração de 1 Mês
      • 14 Mobilidades para Staff junto de Parceiros Europeus com a duração de 1 semana
      • Que ocorrerão em 8 distintos países de acolhimento, com a seguinte distribuição:
  
PAÍSFormandosStaff
Alemanha42
Finlândia42
Lituânia42
Bélgica42
Espanha62
Eslovénia42
Reino Unido42
República Checa42
 
 
Resumo / Destaques Finais:
Parcerias:
 CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica  (Coordenador)   País PT (Portugal)   
 SBS JENA - Staatliches Berufsbildendes Schulzentrum Jena-Göschwitz   País DE (Alemanha)   
 SPST - Stredni prumyslova skola Trebic   País CZ (República Checa)   
 Tredu - Tampereen seudun ammattiopisto Tredu   País FI (Finlândia)   
 CAM - Comunidad Autonomia de Madrid   País ES (Espanha)   
 CCG - Centre de Coordination et de Gestion des Programmes européens   País BE (Bélgica)   
 CIFP CERDEÑO - Centro Integrado de Formación Profesional Cerdeño   País ES (Espanha)   
 IIS OLIVETTI - Istituto Istruzione Superiore "Olivetti"   País IT (Itália)   
 NW ACADEMY IRELAND - North West Academy of English IRELAND   País IE (Irlanda)   
 PI Panevesys - PI Panevezys Vocational Training Centre   País LT (Lituânia)   
 Salpaus - Salpaus Further Education   País FI (Finlândia)   
 Zni - ZNi - Institute for New Age Education (ZAVOD ZA NOVODOBNO IZOBRAZEVANJE)   País SI (Eslovénia)   
Publico Alvo:
34 Formandos (a selecionar preferencialmente em anos finais das Acções de Aprendizagem conforme grupos de mobilidades a distribuir pelos diferentes Núcleos de Formação)
 
14 Quadros do CENFIM (com funções directa e indirectamente relacionadas com a actividade de Formação)