Projectos de Cooperação Projectos de Cooperação
 
3M4EU
Magical Moving Machine for Europe (European CNC Network)
 Em Execução 
 De 01/10/2019
a 30/09/2021 
 
Projecto co-financiado no âmbito do Programa: Erasmus+ KA02 
Sub-Programa: Parcerias com a Refª 2019-1-IE01-KA229-051561_6 
 
Tipo de Projecto:  Parcerias 
Enquadramento:
Descrição:
Este projecto nasce no seio do consórcio do Projecto Train for Europe que tão interessantes resultados e experiências trouxe ao CENFIM. Cada  um dos Parceiros irá emprestar ao projecto o seu know-how e competências específicas; como tal a participação de cada um dos parceiros é essencial para o sucesso do projecto como um todo.
A parceria irá trabalhar no desenvolvimento destes produtos baseada numa mentalidade empreendedora e no pensamento criativo, desde a ideia conceptual do projeto até ao produto final. Cada parceiro irá produzir um Mecanismo de Movimentação Individual, que estará capacitado para realizar movimentos lineares, rotativos e/ou oscilantes, utilizando fontes de energia renováveis. Esses equipamentos irão conter componentes fornecidos por todas outras entidades parceiras, já que cada Escola/Centro deverá participar com as suas competências e vocações distintas. Este processo de trabalho implicará e fomentará também um elevado espírito de cooperação. Aliás, a decisão sobre o design final fará parte de um processo colaborativo dos alunos desde o início do projecto.
Todas os Mecanismos de Movimentação deverão estar aptos para operar de forma individual, mas também deverão funcionar como parte integrante de um todo. Ao interligarem-se entre si eles irão formar uma última Máquina Mágica Móvel (Magical Moving Machine). Esta Máquina corporizará a ideia do "Espírito Europeu".
O foco principal estará no desenvolvimento de produtos enquanto situações reais, utilizando novos materiais e métodos (e.g.  produção de protótipos utilizando a impressão 3D). A ideia por trás da prototipagem é garantir a qualidade do produto final e ajudar a decidir sobre eventuais  modificações numa fase inicial do desenvolvimento do produto, o que aliás é aos dias de hoje um procedimento padrão usado na Indústria. Depois avaliado o protótipo será então utilizada a tecnologia CNC como principal método de fabricação.
Formandos e Formadores irão beneficiar da troca de conhecimento e experiência através das actividades transnacionais de trabalho. Em cada actividade Transnacional cada parceiro envolverá um total de 6 elementos (4 ou 5 serão formandos). Ao todo serão realizadas 6 Actividades Transnacionais (com a duração de 5 dias), uma em cada país representado na parceria, com um calendário de trabalhos que se perspectiva ser o seguinte:
imagem
  • Out/Nov 2019 [DE] - Desenvolvendo ideias, exemplos e gráficos de possíveis elementos móveis para as "Máquinas Mágicas Móveis"
  • Mar/Abr 2020 [IT] - Detalhando e definindo parâmetros estruturais das máquinas móveis. Discutindo detalhes das possibilidades de assemblagem entre as diferentes "Máquinas móveis individuais"
  • Set/Out 2020 [HR] - Validação dos desenhos CAD e modelos 3D dos elementos de ligação nas Máquinas Individuais. Discutindo o projecto e a produção dos elementos comuns
  • Jan/Fev 2021 [PT] - Testando, avaliando e melhorando os protótipos dos elementos móveis comuns. Preparando os programas de produção CNC
  • Mai/Jun 2021 [SI] - Teste, avaliação, controle de qualidade e melhoria das máquinas móveis individuais e elementos de ligação. Discutindo e planeando a apresentação final
  • Set de 2021 [IE] - Montagem e ensaio da "Máquina Mágica Móvel", ligando todas as máquinas móveis individuais. Montagem final e apresentação.
 
Os participantes utilizarão e melhorarão a plataforma de Internet já partilhada pela parceria (http://www.cnc-network.eu/) como base para uma comunicação contínua. As várias etapas do projecto requerem a interacção contínua entre os formandos, o que será feito através da plataforma eTwinning. Os alunos terão, portanto, que estar habilitados para usar os diferentes meios de comunicação de uma forma corrente. Reforçar e melhorar a comunicação entre os formandos é um dos elementos-chave da parceria.
Resumo / Destaques Finais:
Parcerias:
 NEWPARK - Newpark Comprehensive School  (Coordenador)   País IE (Irlanda)   
 BBS - Berufsbildende Schule TGHS Bad Kreuznach   País DE (Alemanha)   
 CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica   País PT (Portugal)   
 IIS OLIVETTI - Istituto Istruzione Superiore "Olivetti"   País IT (Itália)   
 SCC - Solski Center Celje   País SI (Eslovénia)   
 TESLA - I. tehnicka skola TESLA   País HR (Croácia)   
Publico Alvo:
Formandos e Formadores