Projectos de Cooperação Projectos de Cooperação
 
OBP
Off the Beaten Path
 Em Execução 
 De 01/09/2019
a 31/08/2021 
 
Projecto co-financiado no âmbito do Programa: Erasmus+ KA02 
Sub-Programa: Parcerias com a Refª 2019-1-HU01-KA229-060907_2 
 
Tipo de Projecto:  Parcerias 
Enquadramento:
O Projecto "Off the Beaten Path: Studying the Architectural, Historical and Social Heritage of Local Communities in European Cities" envolve 6 Entidades de Educação e Formação, de 6 países da Europa (Hungria, Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal). O objectivo principal do projecto é o estudo e levantamento de 12 (2 de cada país) bairros nas cidades das Entidades parceiras, nos seus elementos de arquitetura, história e ambiente social, mas que não tenham sido considerados como referenciados no domínio do interesse público.
Através das actividades do projecto, as Entidades parceiras pretendem aproximar estes locais nas sociedades locais e também nas comunidades intervenientes na parceria. Um outro objectivo do projecto pretende tornar estas comunidades conhecidas fora das suas localidades, cidades ou país, promovendo assim a sua economia com o incremento do turismo.
Na perspectiva dos Formandos e Formadores intervenientes no projecto relevará a importância do estudo da História, Arte e Sociedade nas escolas/centros participantes, incrementando a motivação dos alunos com impacto nos resultados de aprendizagem. O projecto pretende também estimular nos alunos a tolerância e respeito para com outras culturas e comunidades no seio da Europa.
Através das actividades do Projecto os formandos ficarão mais aptos para o trabalho de equipa e ao nível das suas competências de comunicação e apresentação, assim como no conhecimento da língua inglesa. Eles irão utilizar plataformas e funcionalidades multimédia actuais para elaborar os mecanismos e depois proceder à apresentação das suas comunidades locais ao público em geral. Durante as mobilidades eles visitarão os bairros/locais seleccionados e farão entrevistas com moradores, historiadores, donos de empresas, tirarão fotos, filmarão videoclipes curtos, pesquisarão mais sobre a história das comunidades. No final de cada mobilidade, eles organizarão uma miniconferência na escola, durante a qual eles apresentarão essas comunidades à escola/centro.
Entre cada período de mobilidades, os formandos e professores participarão em várias actividades ligadas à comunidade e ao tema da mobilidade anterior: para isso trabalharão nos materiais e informação adquirida durante a mobilidade anterior, carregando-os no site do projecto e na página eTwinning, partilharão entre si questionários on-line relacionados com os tópicos e comunidades estudados e organizarão itinerários históricos sobre os bairros visados, para outros colegas e alunos de outras escolas ou para o público em geral.
Os resultados do projeto incluirão um site e uma App para telemóvel apresentando os 12 bairros das 6 cidades para acesso público e para turistas em especial. O projeto terá as suas próprias plataformas multimédia e mídias sociais (Facebook, Instagram e canal do YouTube), sobre as quais os materiais serão divulgados. Os estudantes também criarão folhetos apresentando os bairros e seus pontos turísticos aos turistas e esses folhetos serão colocados em hotéis, agências de turismo e restaurantes locais.
Em suma: com este projecto a motivação dos alunos para assuntos relacionados com a História, Artes e Ciências Sociais será incrementada e isso contribuirá para a sua melhoria na aprendizagem e para a sua formação pessoal. Irão desenvolver habilidades interdisciplinares como trabalho em equipe, apresentação, autodisciplina, autoconfiança, conhecimento de multimídia cultural e conhecimento de língua estrangeira, mas também aprenderão a respeitar outras culturas e terão orgulho de si mesmos. Os professores envolvidos também poderão ganhar algo com o projecto: envolvendo-se em actividades que não lhes são comuns e, dessa forma, reforçando a sua posição em relação à profissão docente. Também ao nível dos recursos pedagógicos, pois eles terão oportunidade para aprender e/ou praticar o uso de dispositivos e plataformas de multimídia e aprenderão a integrá-los no seu ensino, tornando assim as suas aulas mais modernas, interessantes e envolventes para os seus alunos.
Descrição:
O projecto iniciar-se-á com um encontro inicial de Staff, 1 participante de cada organização, num total de 6 participantes, em:
    • Novembro 2019 [Hungria ]
Depois seguir-se-á todo um ciclo de actividades transnacionais itinerantes, a realizar em cada um dos países participantes, com a duração de 1 semana e onde cada comitiva será composta por 3 Formandos e 2 Formadores/Staff, perfazendo por isso um total de 30 participantes por actividade transnacional e que serão realizadas em:
    • Novembro 2019 [Hungria]
    • Março 2020 [Itália]
    • Junho 2020 [Dinamarca]
    • Novembro 2020 [Polónia]  
    • Março 2021 [Lituânia]
    • Junho 2021 [Portugal]  
Resumo / Destaques Finais:
Parcerias:
 BMSZC - Petrik Lajos Bilingual Vocational School  (Coordenador)   País HU (Hungria)   
 BG - Borupgaard Gymnasium   País DK (Dinamarca)   
 CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica   País PT (Portugal)   
 VSDG - Vilniaus Simono Daukanto gimnazija   País LT (Lituânia)   
 ZL - Zespol Licealno-Gimnazjalny w Dlugolece   País PL (Polónia)   
 IIS GMC - IIS Gobetti Marchesini Casale   País IT (Itália)   
Publico Alvo:
Formandos e Formadores (2 comunidades locais)