Sistema de Gestão

Sistema de Gestão do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, é integrado, e visa servir, os nossos clientes, formandos e empresas, e todas as outras partes interessadas, os outorgantes, os nossos colaboradores, os fornecedores e a sociedade.

 

A Qualidade dos nossos serviços, a defesa do Ambiente em que os nossos Núcleos de Formação se inserem, a Segurança dos nossos colaboradores internos e externos e o exercício da nossa praxis como entidade com responsabilidade social, baseada no desenvolvimento sustentável, são condições fundamentais para a Excelência da nossa atividade, e nosso contributo para uma polis saudável.

 

 Diagrama de processos CENFIM

  

 

 

RESPONSABILIDADE DA GESTÃO

 

É no processo Política e Planeamento Estratégico que se define a política e estratégia do CENFIM, orientando os restantes Processos.
Cumprindo a legislação e requisitos normativos que certificam o Sistema de Gestão, o PPE elabora anualmente o Plano de Atividade e Orçamento do CENFIM.
É igualmente responsável pela gestão e revisão do Sistema de Gestão.

 

 

MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA

 

O processo Qualidade, Ambiente e Segurança assegura a medição, análise e melhoria do Sistema de Gestão, e monitoriza o cumprimento dos objetivos do CENFM, garantindo a conformidade legal e normativa da sua atividade.

 

 

CICLO FORMATIVO

 

O processo Diagnóstico e Marketing divide-se em três áreas de atuação: diagnóstico e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), promoção institucional e da oferta formativa, e elaboração de estudos de mercado (Levantamento de Necessidades Formativas do CENFIM, do sector e das empresas e análise da concorrência).

 

Os processos PCA, CDI e FOR asseguram entre si um ciclo de Planeamento, Desenvolvimento, Controlo e Atuação (PDCA).

 

O processo Planeamento e Controlo da Atividade planeia e controla a formação e a atividade extra formação, e realiza a gestão das candidaturas aos Fundos Europeus.

 

O processo Conceção, Desenvolvimento e Inovação assegura a elaboração, gestão e manutenção dos projetos dos cursos e dos Recursos Técnico Pedagógicos. Este processo inclui as atividades de desenvolvimento e inovação.

 

O processo Formação reflete a principal atividade do CENFIM, a formação, assegurando a planificação, operacionalização e avaliação das ações de formação.

 

O processo Avaliação e Análise avalia e analisa os resultados da Formação e procede à avaliação após-venda, junto de formandos e empresas.

 

 

GESTÃO DE RECURSOS

 

O processo Recursos Humanos é responsável pela gestão de Colaboradores Internos/Externos e Formadores.

 

O processo Logística é responsável pela gestão de bens e serviços e garante a manutenção das instalações e equipamentos.

 

O processo Sistemas de Informação assegura o funcionamento das soluções informáticas que dão resposta às necessidades do CENFIM, nomeadamente: rede interna, redes locais, serviços, plataformas e aplicações.

 

O processo Administrativo e Financeiro faz a Gestão Económica e Financeira com base na receita, controlando a despesa resultante da atividade do CENFIM.

 

 O Sistema de Gestão do CENFIM, permite atuar tempestivamente, em toda a nossa atividade, sendo que a Direção e o Conselho de Administração podem agir em conformidade para, escutando ativamente, exercer uma gestão eficiente e eficaz.