voltar

Formação Jovens

HABILITAÇÕES ESCOLAR DE NÍVEL SECUNDÁRIO

Download PDF |

Plano Curricular - Q1DK144d


TECNOLOGIA MECATRÓNICA

PERFIL DE SAÍDA

Descrição Geral

O/A Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica é o/a profissional que desenvolve atividades nas áreas de projeto, planeamento, fabrico e manutenção, integrando tecnologias de mecânica, eletrotecnia, automação e informática, com vista ao desenvolvimento de produtos, sistemas e processos melhorados, conducentes a um aumento da qualidade e produtividade.

Inserido na modalidade de Cursos CET- Especialização Tecnológica, conforme Decreto-Lei nº 88/2006, o curso visa proporcionar e conferir a qualificação de nível 5 para o perfil profissional de Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica.

Atividades Principais

  • Planear e projetar equipamentos e sistemas ou, em casos mais complexos, coadjuvar quadros superiores, de modo a contribuir para a modernização de unidades fabris.
  • Colaborar com os departamentos de I/D no desenvolvimento de novos produtos.
  • Apoiar a área do planeamento.
  • Cooperar com a área de manutenção.
  • Cooperar com a área da qualidade.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar -se à inscrição no CET:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, com aprovação nos domínios de Matemática, Física, Português e Inglês;
b) Os indivíduos que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
c) Os titulares de uma qualificação de nível 4, preferencialmente na área da Metalurgia e Metalomecânica;
d) Os titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Os candidatos que não sejam titulares de um curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 7.º do Decreto -Lei n.º 88/2006, de 23 de maio, deverão cumprir integralmente o Programa de Formação Adicional.
A conclusão com aproveitamento do CET, precedido do Programa de Formação Adicional, confere aos formandos que não possuíam o ensino secundário completo ou equivalente aquando do ingresso no CET, a equivalência ao nível secundário de educação.

Apoio

Em função do perfil dos formandos e de acordo com a legislação e as normas, poderão ser atribuídos os seguintes apoios:

  • Subsídio de transporte
  • Subsídio de refeição
  • Subsídio de acolhimento
  • Seguro de acidentes pessoais
  • Material escolar e EPI’s

Código do curso

Q1DK144d


Duração

2185h


Custo da inscrição

Gratuito


AÇÕES A COMEÇAR

Não existem ações a começar