voltar

Formação Empresas/Adultos

HABILITAÇÕES ESCOLAR DE NÍVEL SECUNDÁRIO

Download PDF |

Plano Curricular - Q2OC319a


OPERADOR/A DE MÁQUINAS FERRAMENTA CNC

Objetivos

Inserido na modalidade de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Nível Básico, o curso, de dupla certificação, visa proporcionar a qualificação de nível 2 na saída profissional de Operador/a de Máquinas Ferramenta CNC.

PERFIL DE SAÍDA DO OPERADOR DE MÁQUINAS FERRAMENTA CNC
Descrição Geral
Operar máquinas-ferramenta com Comando Numérico Computorizado (C.N.C.) destinadas a trabalhar peças metálicas.

Actividades Principais
• Analisar desenhos, croquis e outras especificações técnicas, a fim de identificar formas, dimensões e tolerâncias das peças a maquinar, parâmetros de regulação das máquinas-ferramenta e outros dados relativos ao trabalho a realizar.
• Operar máquinas-ferramenta C.N.C. de corte, desbaste e acabamento de peças metálicas, designadamente fresadoras, tornos e rectificadoras.
• Efectuar o controlo de dimensões, formas, estados de superfície e outras características das peças, utilizando paquímetros, micrómetros e outros instrumentos de medida apropriados e comparando-as com os dados contidos nos desenhos e em outras especificações técnicas.
• Efectuar a limpeza e conservação das máquinas-ferramenta C.N.C., executando, nomeadamente lubrificações de rotina e verificações e reposições de níveis de óleo, tendo em conta a preservação do ambiente.

PERFIL DE SAÍDA

DESTINATÁRIOS

Adultos, com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação, sem a qualificação profissional adequada, com o 3º ciclo do EB (9º ano) como habilitações mínimas, à procura de certificação profissional na área das construções mecânicas - máquinas ferramenta CNC.

Código do curso

Q2OC319a


Duração

1200h


Custo da inscrição

Gratuito


AÇÕES A COMEÇAR

Não existem ações a começar