voltar

Mobilidade IMMERWORK - Alemanha (formandos)

Alemanha

Jena

De 2019-03-03 a 2019-03-31


Unidade Orgânica

Núcleo de Formação de Trofa

Duração

26 dias

Projecto

IMMERWORK

Nº de formandos

4

Resumo

Neste fluxo de Mobilidades do projeto Immerwork na Alemanha, cidade de Jena, participaram 4 Formandos, do CENFIM Núcleo de Trofa, do curso de Maquinação e Programação de CNC.

 

Entidade intermediária: SBS JENA Vocational School (Staatliches Berufsbildendes Schulzentrum Jena-Göschwitz).


Empresas de acolhimento para a aprendizagem em contexto de trabalho: PAD Jena GmbH, e VACOM Vakuum Komponenten & Messtechnik GmbH.

 

Na empresa PAD Jena, dois Formandos praticaram tarefas diversificadas: mediram e verificar as cotas de peças, conheceram um sistema elevatória para trituração de desperdícios de alumínio, trabalharam com máquina de medição 3 D, maquinaram pela primeira vez o bronze, trabalharam com torno CNC.

 

Na empresa VACOM, dois Formandos passaram por diversos sectores: investigação, produção, desenho, metrologia, soldadura, limpeza. Cumpriram tarefas diversas: testes de vácuo, montagem de camadas de vácuo seguido de testes e registo; operar com torno CNC, realizaram desenhos com CAD Inventor, mediram e verificaram peças produzidas.

 

Na visita à SBS Jena, tiveram convívio e interação com alunos alemães. Assistiram a algumas aulas, tiveram oportunidade de integrar uma aula de educação física e jogar voleibol. Fizeram uma caminhada pelos montes da cidade guiada por um professor, visitaram a fábrica de Volkswagen. Visitaram Dresden.