Núcleo de Sines

NÚCLEO DE SINES

Zona de Indústria Ligeira 2 - Rua B, Lote 131
7520-309 SINES

Tel.: +351 269 632 220

Email: sines@cenfim.pt

Estrada da Aldeia do Futuro - Quinta Velha, Zona Industrial Ligeira, Lote E
7570-120 GRÂNDOLA

Tel.: +351 269 632 220

Email: sines@cenfim.pt

A Formar e a Inovar em Núcleo de Sines

O Núcleo do CENFIM de Sines, e o Pólo de Grândola abrangem, em termos territoriais, os concelhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, tendo as respetivas atividades iniciado no final do ano de 2008, em Sines, e em fevereiro de 2018, no Polo de Grandola.

 

A relação com as empresas tem sido sempre uma prioridade, desde logo determinada na instalação do Núcleo em Sines, com o sentido de apoiar o complexo de indústrias petroquímicas, bem como empresas do setor da metalomecânica e de prestação de serviços na área da manutenção industrial.

O Pólo de Grândola, emergiu muito vocacionado para o apoio à indústria aeronáutica, decorrente da instalação de unidade industrial de grande dimensão na região, todavia tem evoluído para formação em domínios associados à prestação de serviços técnicos às empresas.

 

O Núcleo desenvolve atividade formativa em áreas como Construções Metálicas, Soldadura, Maquinação Convencional, Maquinação Programada CNC, Mecatrónica, Eletricidade e Eletromecânica bem como Formação nos domínios da Segurança. Suportando essa intervenção, possui para o efeito, em Sines e Grandola vários espaços de que destacamos, oficina de soldadura, (18 postos), albergando ainda espaço para o desenvolvimento de atividades no domínio da maquinação convencional e serralharia, oficinas de CNC, eletricidade, mecatrónica e pneumática, laboratório de instrumentação, três salas polivalentes equipadas para o ensino da informática, salas de aula teóricas, salas de convívio e três espaços de refeitório, para alem dos espaços destinados aos serviços de apoio e reunião.

 

O CENFIM – Núcleo de Sines é membro da ComSines, associação que visa promover o Desenvolvimento Sustentável, o Bem-estar e a Qualidade de Vida da Comunidade de Sines.

Fazem parte desta entidade, a AdSA – Águas de Santo André, S.A, AICEP Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., AIPQR – Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação, APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A., Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama (SINES TECNOPOLO), Câmara Municipal de Sines, CENFIM, Euroresinas – Indústrias Químicas, S.A., Petróleos de Portugal, Petrogal, S.A., Repsol Polímeros, S.A., Sociedade Portuguesa do Ar Líquido, Lda., Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE. 

 

O Núcleo de Sines tem aqui tido um papel que releva em termos de formação de jovens e adultos, destinados a reforçar o quadro de competências técnicas de empresas e entidades da região. Mesmo em Grandola, embora de instalação mais recentemente, a ligação tem sido também muito direta com o tecido empresarial, seja no domínio das empresas industriais, seja na formação técnica em domínios essenciais aos serviços de manutenção associados a outros setores, de que se destacam o setor da hotelaria e turismo ou mesmo o setor automóvel.

 

A relação com as empresas tem vindo a ser uma prioridade de atuação, havendo a registar colaborações muito ativas, as quais posicionam o Núcleo como um agente de desenvolvimento local, articulando com os setores da produção, educação e formação, bem como com outros centros de desenvolvimento de saberes e competências.

 

Como fatores potenciadores de um bom desempenho e serviço às comunidades, destacaríamos:

  • Equipa de colaboradores a qual, embora de formação relativamente recente, revela forte coesão, sentido de missão e foco, bom nível de motivação e elevadíssimo domínio de processos e procedimentos.
  • Forte foco nos clientes, formandos e empresas.
  • Boa capacidade de acompanhamento individual dos formandos.
  • Uma boa rede de contatos com empresas, autarquias e meios de comunicação social regionais.
  • Potencial de crescimento forte, designadamente em novas áreas, como por exemplo a das energias renováveis.

 

Quanto a resultados destacaríamos um crescimento sustentado, ao longo dos últimos anos, seja ao nível da formação de jovens, seja no quadro da formação de adultos.

 

A nossa EQUIPA: