Voltar

Mobilidade OBP - Lituânia

Lituânia

Vilnius

De 2012-12-05 a 2012-12-11


Unidade Orgânica

Núcleo de Formação de Amarante

Duração

7 dias

Projecto

OBP

Nº de formandos

3

 

Nº de staff

2

Resumo

A terceira atividade transnacional do projeto OBP teve lugar em Vilnius e o grupo português era formado de dois formadores e três formandos.

As equipas participantes tiveram contato com a história de Lituânia, modelos arquitetónicos e envolvente social dos bairros em estudo através de um programa de apresentações, acompanhamento, estudo e visitas organizados pela Escola Vilniaus Simono Daukanto gimnazija.

Os bairros destacados para o estudo foram Lazdynai e Rasos quanto ao aspeto arquitetónico e social.

Lazdynai estende-se por cerca 10 km2, povoado de construções de habitação com origem num projeto soviético para colmatar a escassez habitacional nos anos 60 e 70. No entanto, arquitetos lituanos revolucionaram com um projeto de habitações em bloco fora dos modelos Khrushchyovka, que mereceu o prémio Lenin Prize.

Rasos, um bairro de habitações sumptuosas datadas do séc. XIX, provido de uma estação de comboio nas proximidades. Durante a Segunda Guerra Mundial foi um local aonde se dirigiam os necessitados por ser um bairro habitado por pessoas de alto estatuto social e influentes, tendo este bairro ganho um carisma de papel de proteção e auxílio.

Esta semana de mobilidade sob temperatura negativas, que atingiram -15ºC, foi de grande enriquecimento para a equipa portuguesa, e certamente também para as restantes equipas das Entidades parceiras do projeto OBP.