Voltar

Mobilidade OBP - Polónia

Polónia

Długołęka

De 2022-01-24 a 2022-01-28


Unidades Orgânicas

Núcleo de Formação de Amarante

Duração

5 dias

Projeto

OBP

Nº de formandos

3

 

Nº de staff

2

Resumo

A 4ª Atividade da Parceria foi organizada pelo Liceu Dlugolece e teve a duração de cinco dias.

 

A equipa portuguesa era constituída por 3 Formandos e 1 formador do Cenfim Núcleo de Amarante e 1 staff do Departamento de gestão de projetos.

 

Os trabalhos iniciaram na manhã do dia 24/1, no Liceu de Dlugoleka, onde as equipas se apresentaram, trocaram contatos e formaram grupos. À tarde realizou-se a visita guiada ao centro da cidade, centrando nos aspetos arquitetónico e histórico da Praça central e do edifício municipal, prosseguindo com a visita à Universidade de Matemática de Wroclaw.

 

No segundo dia, formaram-se dois grupos, a nossa equipa juntou-se com a lituana. O primeiro bairro a visitar foi o Olbin: bairro de construções faustosas com origem na invasão alemã, pelo que permanecem ali inúmeras marcas da segunda guerra mundial. Presentemente denota-se uma necessidade de sua reabilitação às suas construções.

 

Neste bairro destacam-se as áreas comuns em cada bloco de edifícios, para fins de convívio social dos seus habitantes.

 

Atualmente os próprios habitantes participam ativamente na manutenção da vida do bairro, como realização de atividades artísticas, manutenção das zonas jardinadas, criação e manutenção de espaços para o desporto, e gabinetes de diversos apoios sociais.

 

A visita ao bairro de Biskupin-Sepolno realizou-se no terceiro dia:

 

Wuwa é um bairro de habitações confortáveis e apetrechado de boas infra-estruturas: escolas, espaços desportivos, centros hospitalares, lares. Alberga uma população elitista, de professores, cientistas, filósofos.

 

O bairro de Sepolno foi construído essencialmente nos anos 20, conhecido como cidade-jardim, é povoado de habitações com jardim ou quintal, o que permitem independência dos seus habitantes maioritariamente de origem alemã marcados pela preferência ao isolamento. Sugere um mundo à parte, distanciado do resto.

 

As grandiosas estruturas desportivas envolventes reportam nitidamente à influência russa.

 

Finalizadas as visitas de estudo aos dois bairros em foco, as equipas visitaram o museu nacional de Wroclaw, que foi como uma digressão pela história do país, desde a sua fundação, passando pelas duas grandes guerras, até à sua adesão à União Europeia. Também tiveram tempo para uma visita à Casa Edith Stein.

 

As equipas reuniram-se no Liceu de Dlugoleka para os trabalhos sobre os bairros visitados com enfoque nos aspetos da arquitetura, história e sociais, que é o objetivo deste Projeto.

 

Finalizaram a mobilidade com apresentações das equipas sobre os bairros Olbin e Biskupin-Sepolno e receção de certificados.