Voltar

Mobilidade OBP - Itália

Itália

Turim

De 2022-05-01 a 2022-05-07


Unidades Orgânicas

Núcleo de Formação de Amarante

Duração

5 dias

Projecto

OBP

Nº de formandos

3

 

Nº de staff

2

Resumo

A última mobilidade do projeto OBP decorreu em Turim e contou com a participação de 3 formandos (José Pedro Pires, Manuel Fernandes e Vítor Vasconcelos) e 1 staff do Cenfim Amarante e 1 staff do Cenfim Departamento de Gestão de Projetos.

 

A mobilidade foi repleta de visitas além das inscritas nos dois bairros em estudo: Lingotto e San Paulo.

 

O bairro de Lingotto tem uma história vinculada à indústria automobilística da FIAT e ali localizam o Edifício Lingotto que deu origem ao nome do bairro, e o Museo Nazionale dell'Automobile.

 

Na visita ao bairro de Lingotto, os jovens conheceram:

 

- Escola Enrico Fermi – reestruturada em 2019, a escola funciona como um catalisador social e urbano.

- Edifício Lingotto - antiga fábrica da Fiat, atualmente um centro comercial.

- Eataly a maior rede italiana de supermercados no mundo

 

O bairro de San Paolo foi um dos primeiros bairros de operários em Turim, cujo centro de referência é a Piazza Sabotino, também chamado de 'aldeia vermelha'.

 

Hoje caracteriza-se pela vertente de preservação dos espaços industriais de outrora, convertendo os quais em espaços de promoção da cultura contemporânea, como a Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Fondazione Merz, e a restaurada fábrica automóvel da Lancia.

 

Esta mobilidade foi bastante positiva, tendo permitido aos formandos o desenvolvimento das suas competências que consideramos importante para o futuro, a nível social, integração em culturas, línguas e hábitos diferentes (objetivo do projeto).

 

Os objetivos específicos do projeto também foram cumpridos: criar competências linguísticas, sociais e de apresentação, e autonomia