Itália | Mob 2024/25 | Formandos

Itália

Turim

De 2024-11-12 a 2024-12-11


Unidades Orgânicas

Núcleos de Formação de Grândola e Santarém

Duração

30 dias

Projeto

Mob 2024/25

Nº de formandos

4

Resumo

Quatro formandos dos cursos de Mecatrónica e Manutenção Industrial do Sector Metalomecânico partilharam esta experiência de mobilidade em Turim, Itália.

Cada dois formandos receberam estágio profissional nas empresas turianas TECNO EDM Srl e GTM di Turletto Roberto & Godone Alessandro snc.

Sentiram bem acolhidos por todos com quem interagiram, na escola e nas empresas de acolhimento. Fizeram amizade com alunos do CIAC Formazione Ciriè, a escola que apoiou na organização da mobilidade, e com o pessoal das empresas.

Os Estagiários aproveitaram os fins-de-semana para visitar os locais icónicos do Museu Egipto de Turim, do Museu do Automóvel e da galeria Lingotto 8, e juntamente com o pessoal da escola foram ao Café Elena, ao rio Po e ao Parque Valentino.

Em ambas as empresas, onde o inglês é pouco utilizado, houve alguma barreira linguística a qual foi ultrapassada com a boa vontade das pessoas e reduzida em poucos dias.

 

No GTM:

Foi dada aos formandos a possibilidade de utilizarem pela primeira vez o equipamentos de CNC 3 Eixos. Fizeram limpeza de peças, abasteceram as máquinas com água e óleo sob supervisão.

A tutoria dada pela empresa foi considerada muito boa pelos formandos.

Aprenderam designações técnicas em italiano.

Sentiram a confiança dos colaboradores da empresa neles.

 

Na TECNO EDM:

Os Formandos aprenderam programação CNC em CAM e CAD. Um deles ficou orgulhoso do seu rápido progresso na aprendizagem.

Executaram produção de peças, preparação de máquinas, montagens, medições, acompanhamento do funcionamento da máquina.

Um estagiário fez trabalhos de soldadura e impressionou um soldador da empresa pela sua habilidade nesta área.

Elogiaram o ambiente interpessoal e a vertente da organização do trabalho da empresa. Tomaram consciência da importância da Organização numa empresa.

As palavras italianas que mais usaram: Ciao, tudo bem? Buongiorno e Buonasera, questo, qua, finito, ho capito e hai capito?, lavoro, buon appetito

A aprendizagem na empresa focou-se na Maquinação e Programação CNC, e os formandos tiveram a oportunidade de contactar com tecnologia avançada.

 

A abordagem humanista teve um impacto positivo nos estagiários, que ficaram muito impressionados com o acolhimento agradável dos italianos e sentiram-se apoiados.