14 dezembro 2022
O 6º CENFIM Skills e 4º da Lusofonia são o ponto de partida do novo ciclo de 2022 a 2024.
Tiveram a particularidade de acontecerem, quase que em simultâneo, com o final do ciclo 2020 a 2022, cujo Campeonato Mundial (World Skills Competition), por força do COVID 19, sofreu diversos revezes, tendo terminado em 28 de outubro, o que provocou esta sobreposição, mas que, a equipas do CENFIM, se esforçaram para acolher ambos os desafios, permitindo que fossem, ambos, bem sucedidos.
Foi neste contexto desafiante, que decorreram de 15 a 18 de novembro, nos Núcleos de Ermesinde, Marinha Grande e complementarmente no Porto, o 6º CENFIM SKILLS e 4º da Lusofonia.
Durante 3 dias, oriundos de 12 Núcleos, cerca de 129 formandos, acompanhados por 72 preparadores e jurados, disputaram nas 11 profissões a concurso, o que melhor sabem fazer, e que os levou a serem os eleitos para representarem o seu Núcleo de origem, neste evento.
A concurso estiveram as seguintes profissões:
Por questões de racionalidade de custos bem como do n.º de participantes a concurso, algumas profissões decorreram apenas num dos Núcleos, agrupando-se assim os concorrentes do Sul e do Norte, e tiveram a seguinte divisão:
Nesta edição, demos mais um passo em frente e levamos a concurso, 2 novas profissões, a Prototipagem Rápida e a Robótica Industrial, razão pela qual merecem aqui um destaque, pela forma como foram desenhadas e desenvolvidas a partir duma folha em branco, mas destaque também porque os resultados foram plenamente alcançados.
Pela novidade, fica aqui um registo da montagem dos espaços de concurso,
O espaço de Robótica Industrial
O espaço da Prototipagem Rápida em montagem
Como temos vindo a referir em diversas ocasiões, para além das competências inerentes para integrarem este desafio, todos os formandos em prova se sagraram campeões na excelente atitude evidenciada durante os dias da prova, o que, uma vez mais, nos encheu de orgulho e satisfação, porque para além das competência, no CENFIM, formamos pessoas!
Foram 3 dias de muitos nervos à flor da pele, mas foram também 3 dias de foco, resiliência, determinação, coragem e vulnerabilidade, pois foram estas as características que os fizeram avançar, por forma a serem os dignos representantes de cada um dos 12 Núcleos envolvidos, bem com da equipa de Moçambique, digna representante da Lusofonia.
Mas estes 3 dias de campeonato foram também dias de partilha, de sã camaradagem, de diversão e de conhecimento do outro e de estreitar laços que irão perdurar no tempo.
Foram dias onde, em cada profissão, pudemos perceber o quanto valores como a cooperação, o trabalho de equipa a motivação e a coordenação do trabalho/tarefa estiveram presentes.
Aliás, tudo isto esteve bem patente no dia da cerimónia de encerramento onde podemos registar um conjunto de emoções positivas entre todos os Formandos de norte a sul do País!
Eng.º Manuel Grilo na a abertura da cerimónia de encerramento
Pese embora este evento tenha o seu foco no Formando, não podemos deixar de salientar o enorme impacto que o CENFIM SKILLS tem no grupo dos Formadores e Preparadores. Todo o percurso que decorre até ao momento do campeonato, é um percurso de crescimento profissional e pessoal, pelos momentos privilegiados de partilha de conhecimentos, de troca de experiências entre pares e que a todos permite novas abordagens, integração de novas estratégias, com um único intuito, possibilitar que o processo de ensino/aprendizagem acontece de forma mais eficaz e eficiente.
Estes dias de campeonato, são também dias que permitem aos preparadores fazerem balanços do seu trabalho, apurarem a sua autocrítica e autoavaliação, estimularem a sua capacidade criativa e empreendedora, bem como a flexibilidade das suas abordagens e o espírito de iniciativa e inovação.
Uma imagem geral da cerimónia de encerramento no CENTIMFE
Não obstante o referido espírito de camaradagem e partilha, o 6º CENFIM Skills e 4º da Lusofonia, é o início dos Campeonatos e como tal, houve resultados e houve medalhados, pelo que, na página seguinte apresentamos um mapa sumário das medalhas atribuídas.
Como referido este é início do ciclo 2022 a 2024, pelo que estas são as etapas seguinte deste ciclo: Campeonato Nacional PORTIMÃO em março de 2023, seguindo-se, para os campeões do Nacional, o Europeu (Euroskills) Polónia/Gdansk, em setembro de 2023 e o Mundial (World Skills) em França/Lyon em setembro de 2024.
A todos os que estiveram envolvidos neste evento, obrigado e PARABÉNS e agora, foco em Portimão 2023.