27 janeiro 2023
Graças à fantástica prestação dos 5 concorrentes do CENFIM, que integraram a Seleção Nacional, Portugal obteve o melhor resultados de todos os tempos no Campeonato Mundial das Profissões, este ano denominado WorldSkills Competition 2022 – Special Edition.
João Teixeira, Campeão do Mundo, do Núcleo de Ermesinde, obteve a 1ª medalha de Ouro para Portugal na profissão de Desenho Industrial CAD, tendo ainda acumulado o prémio de “Best of the Nation” ou seja, foi o concorrente que obteve a melhor classificação global da seleção nacional neste campeonato mundial.
O grande momento da consagração do Campeão do Mundo, João Teixeira, em Bordéus.
O Edgar Monteiro, Vice-Campeão Mundial, do Núcleo da Trofa, obteve a 1ª medalha de Prata para Portugal na profissão de Mecatrónica Industrial.
O momento, ímpar, da consagração do Vice-campeão do mundo,Edgar Monteiro em Salzburgo.
O Hugo Geraldo, também Vice-Campeão Mundial, do Núcleo do Porto, obteve a 1ª medalha de Prata para Portugal, na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado.
O momento, inesquecível, da consagração do Vice-campeão do mundo, Hugo Geraldo em Nuremberga.
Mateus Silveira e Rodrigo Costa, do Núcleo de Torres Vedras, obtiveram a medalha de Excelência na profissão de Mecatrónica Industrial.
O momento, único, da consagração da Excelência de Mateus Silveira e Rodrigo Costa em Estugarda.
A equipa medalhada do CENFIM com o Diretor do CENFIM, Eng.º Manuel Grilo.
Os Campeonatos das Profissões (outrora, designadas, e bem, Olimpíadas das Profissões) decorrem em ciclos de 2 anos, começando na 1ª etapa no Campeonato Nacional, ao que se segue o Europeu (Euro Skills) e culmina no Campeonato Mundial (World Skills International).
Este ciclo começou em 2019, e deveria ter terminado em 2021, mas, também por força do Covid 19, só terminou em 2022.
Foi neste contexto que o 46º Campeonato Mundial das Profissões, (World Skills International) foi substituído pelo WorldSkills Competition 2022 Special Edition (WSE 2022-SE), que teve um formato diferente e “especial”, porque decorreu em 15 países e regiões, à volta do mundo, durante 12 semanas, de 7 de setembro a 26 novembro de 2022. Estava inicialmente previsto para acontecer em Xangai (inicialmente 2021), mas, foi cancelado devido à prevenção e controle de pandemia na China.
Estes 15 países, tiveram a coragem e a bondade de preparar o WorldSkills Competition – Special Edition 2022, num tempo recorde, inferior a 4 meses, para não defraudarem as expectativas de mais de 1.000 jovens, oriundos de 58 países que concorreram em 61 profissões, pelo que importa aqui registar, a nossa admiração e agradecimento àqueles que foram os novos anfitriões desta edição.
Portugal participou em 12 profissões, com 13 concorrentes e 12 jurados, sendo que, desta seleção nacional, o CENFIM representou 4 profissões, com 5 concorrentes e 3 jurados, incluindo um Chief-Expert, Adelino Santos, acrescido de um SCM – Skills Competition Manager, Dário Pinto e de um WSA -World Skills Adviser, Jorge Maurício, ou seja, uma representação relevante e com muita responsabilidade.
Como referido, esta edição especial apresentou um figurino diferente do usual, pois normalmente decorre num só local, durante 1 semana, mas, esta 46ª edição, decorreu em 15 países e regiões, sendo no caso da equipa do CENFIM, ficou distribuída por 4 diferentes locais, neste caso, todos na Europa, nomeadamente, Alemanha, em Estugarda e Nuremberga, em Bordéus em França e em Salzburgo, na Áustria.
A equipa completa do CAD, Campeão da Europa e Campeão do Mundo com a Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr.ª Ana Mendes Godinho.
A equipa do CENFIM
O inegável mérito destes campeões teve por base uma equipa que, importa também identificar pelo indelével trabalho havido e determinante neste resultado, nomeadamente por parte dos Jurados e dos Preparadores de cada um destes concorrentes.
A brilhante Equipa do CENFIM no Mundial de 2022 (5 concorrentes e 4 jurados).
Deixamos a seguir, uma nota desta distinta equipa do CENFIM, aqui apresentada por ordem alfabética das profissões:
Profissão: Desenho Industrial CAD
Concorrente: João Teixeira
Jurada: A. Marlene Moreira
Núcleo de origem: Ermesinde
Esta equipa concorreu em Bordéus de 19 a 23 de outubro no seio de 21 equipas oriundas de diversos hemisférios do planeta.
João Teixeira (Concorrente) e Marlene Moreira (Jurada)
Este foi o percurso do João Teixeira desde do 5º CENFIM Skills até ao mundial:
João Teixeira com o maior sorriso do mundo
Um percurso progressivo que, releva que não é preciso começar em 1º para acabar em 1º, mostra sim que, com persistência e foco se pode ser campeão do Mundo.
Profissão: Eletromecânica Industrial
Concorrente: Edgar Monteiro
Jurado: Adelino Santos (Acumulando como Chief-Expert do Mundial)
Preparador: Rui Martins (Ex-concorrente e medalha de Excelência no Euroskills Budapeste 2018 assim como no WorldSkills Kazan 2019).
Núcleo de origem: Trofa
Esta equipa concorreu na Áustria/Salzburgo de 23 a 27 de novembro e competiu no seio de 23 concorrentes oriundos dos 4 cantos do mundo.
Edgar Monteiro (concorrente) e Adelino Santos Chief- Expert no Mundial
Este foi o percurso do Edgar Monteiro desde do 5º CENFIM Skills até ao mundial:
Adelino Santos (Chief-expert) Rui Martins (Preparador) e Edgar Monteiro o Vice-campeão do Mundo
Também nesta profissão, não obstante o resultado fora do pódio no Europeu, não demoveu, antes sim, espicaçou o Edgar Monteiro até ao pódio mundial, onde se sagrou Vice-Campeão do mundo no World Skills Competition 2022 – Special Edition.
Merecerá ainda referencia, que o jurado Adelino Santos, foi também Chief- Expert que acumulou com a função de Skills Competition Manager neste Campeonato Mundial de 2022.
Profissão: Mecatrónica Industrial
A equipa de Mecatrónica Industrial, teve a peculiaridade de apresentar uma variação de concorrentes, ao longo deste ciclo, conforme adiante descrito.
Equipa concorrente: Mateus Silveira e Rodrigo Costa
Jurado: Manuel Armindo (Núcleo do Porto)
Preparador: Pedro Sardinha, ex-concorrente e medalha de Excelência nos: Euroskills Gutemburgo 2016 bem como no WorldSkills Abu Dhabi 2017.
Núcleo de origem: Torres Vedras
Manuel Armindo (jurado) e Rodrigo Costa e Mateus Silveira (concorrentes)
Esta equipa concorreu na 4 a 7 de outubro de 2022, na Messe de Estugarda/Alemanha, no seio de 26 equipas de craveira mundial.
Este foi o percurso da equipa Mateus Silveira e Rodrigo Costa desde do 5º CENFIM Skills até ao mundial:
Pedro Sardinha (Preparador), Rodrigo Costa e Mateus Silveira, (concorrentes)
Nesta profissão, como referido, teve uma forte rotação na sua constituição, tendo visto consecutivamente a mudança dos seus concorrentes, o que exigiu um esforço de continua adaptação da equipa, mas, com um relevante esforço e trabalho árduo, obtiveram uma distinta medalha de Excelência neste Mundial de 2022.
Profissão: Refrigeração e Ar Condicionado
Concorrente: Hugo Geraldo
Jurado: Paulo Riço (IEFP)
Preparador: Samuel Teixeira
Núcleo de origem: Porto
Hugo Geraldo (concorrente) e Paulo Riço (jurado) orgulhosamente com a bandeira nacional
Esta equipa concorreu na 10 a 13 de outubro de 2022, na Messe de Nuremberga/Alemanha, no seio de 15 equipas de nível mundial e todas com ambição de pódio.
Este foi o percurso do Hugo Geraldo desde do 5º CENFIM Skills até ao mundial:
Hugo Geraldo, Vice-campeão do Mundo, com o seu preparador Samuel Teixeira
Será de revelar que o Hugo Geraldo começou este ciclo com apenas 16 anos, mas desde do início revelou uma maturidade diferenciada o que lhe permitiu ter um percurso consistente até se revelar brilhante Vice-campeão Mundial 2022.
Resumindo, o percurso do CENFIM foi fantástico, nesta edição de 2022.
Começámos em outubro em Estugarda, com a dupla RODRIGO COSTA e MATEUS SILVEIRA, do Núcleo de Torres Vedras em Mecatrónica Industrial, que abriram as hostes do Mundial com uma dignificante dupla medalha de Excelência, que serviram de forte incentivo às profissões que se seguiram.
Com base nesse estímulo, logo de seguida, também em outubro, ainda na Alemanha, neste caso em Nuremberga, o HUGO GERALDO, do Núcleo do Porto na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado, logrou sagrar-se Vice-campeão do Mundo.
Volvida 1 semana, em Bordéus/França no final de outubro, JOÃO TEIXEIRA, do Núcleo de Ermesinde em Desenho Industrial CAD, sagrou-se CAMPEÃO do MUNDO, (e Best of the Nation), trazendo a 1ª medalha de ouro para Portugal e para o CENFIM e, para culminar, em setembro, o Edgar Monteiro, do Núcleo da Trofa, sagrou-se Vice-Campeão Mundial, obtendo também, a 1ª medalha de Prata para Portugal na profissão de Eletromecânica Industrial.
Numa análise sumária, da Seleção Nacional com 13 concorrentes, 5 eram do CENFIM e todos eles regressaram medalhados, com: 2 medalhas de Excelência, 2 de Prata e 1 de ouro, cujo sumário visual mostra o seguinte sumário:
Duma leitura rápida podemos inferir:
O CENFIM representou apenas 38% da seleção Nacional e contribui-o com 56% das medalhas arrecadadas, sendo que 100% dos concorrentes do CENFIM foram medalhados.
Pelos excelentes resultados alcançados, a equipa foi homenageada pelo IEFP a 7 de dezembro, bem como pelo CENFIM a 9 de dezembro, no Núcleo de Oliveira de Azeméis na festa de Natal do CENFIM e inauguração do Centro Gene Haas.
A equipa integral do CENFIM, com o Diretor do CENFIM, Manuel Grilo, Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes e Ministra do Trabalho, Solidariedade e S. Social, Ana Mendes Godinho.
Portugal está de Parabéns, pois esta foi a edição em que arrecadou o maior e mais relevante número de medalhas de todos os tempos e o CENFIM brilhou em todas as frentes.
Foi uma caminhada de 3 anos, que culminou com estes fabulosos resultados de: um campeão do mundo, 2 vice-campeões do mundo e 2 medalhados de excelência!
Importa reforçar que estes resultados só foram possíveis porque a equipa do CENFIM, trabalhou sempre com um propósito bem definido e, no final deste ciclo, viram reconhecida a sua caminhada de trabalho, foco, empenho, resiliência e dedicação.
Por último, uma reconhecida referência ao contributo de uma equipa alargada, que vai ainda para além dos concorrentes, jurados e preparadores, pois envolve de facto toda a equipa Formativa do Núcleo de origem de cada um destes concorrentes, por isso, a todos, o nosso incomensurável Obrigado!!
Estamos de PARABÉNS.