InTER-EDUCA: Feira da Educação e do Empreendedorismo

InTER-EDUCA: Feira da Educação e do Empreendedorismo

31 março 2023

O segundo dia do InTER-EDUCA: Feira da Educação e do Empreendedorismo, que teve lugar esta sexta-feira, 31 de março na Casa do Campino, contou com a participação de mais de mil alunos das escolas de Santarém.

 

A manhã arrancou com a conferência conduzida João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), que convidou o ex-ministro da Educação, David Justino, professor catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa, para vir a Santarém debater “Os desafios da Educação e o seu contributo para a Empregabilidade”.

 

 

O Eng. Frias Gomes, Diretor do Núcleo do CENFIM de Santarém, foi convidado para  participar na mesa redonda,  “O Ensino Profissional e os seus principais desafios”.

 

 

Margarida da Franca, diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, moderou o debate que contou com a participação de Pedro Moisés, da FAPOESTEJO, Alexandra Figueiredo, da Agência Nacional para a qualificação do Ensino Profissional, Conceição Silva, Diretora Nacional do IEFP, Salomé Rafael, diretora da Escola Profissional de Vale do Tejo, Martinha Duro, diretora da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, José Frias Gomes, do CENFIM - Núcleo de Santarém, e João Seabra, presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária  Ginestal Machado.

 

João Teixeira Leite agradeceu, em nome do Município, aos participantes afirmando que “esta é a primeira de muitas edições do InTER-EDUCA”. O vice-presidente da CMS considera que é importante que a partir do 6.º e do 7.º anos de escolaridade, os alunos comecem a ter experiência de conhecer as empresas. Para que na devida altura possam decidir pelo ensino científico ou pelo profissional”.

 

Inês Barroso, deputada na Assembleia da República, também marcou presença e tomou notas, para levar como contributos e sensibilizar o Parlamento para o investimento que é preciso fazer também no Ensino Profissional.