Visita de estudo à Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro

Visita de estudo à Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro

20 março 2023

Os formandos do núcleo de Ermesinde em busca de aprofundamento do seu conhecimento

 

Com o propósito de contribuir para a motivação dos formandos, essencialmente, na sua área de formação, no dia 20 de março de 2023, proporcionou-se à turma At3m – Técnico/a de Mecatrónica - uma visita à Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro, permitindo uma melhor assimilação e integração dos conteúdos abordados no plano curricular deste curso de formação.

 

A Tapada do Outeiro é uma central de ciclo combinado a gás natural com uma potência instalada de 990 MW, constituída por três grupos de 330 MW, cada um composto por uma turbina a gás e uma turbina a vapor em série, ambas acionando o mesmo gerador instalado entre elas. Entre o gerador e a turbina a vapor existe uma embraiagem sincronizada. Iniciou a sua exploração comercial em agosto de 1999, localizada em Medas, no concelho de Gondomar.

 

Os nossos formandos e formadores foram rececionados com uma notável apresentação do Eng.º Alfredo Alves, que explicou toda a organização, funcionamento, organigrama e procedimentos da 1ª Central de Ciclo Combinado em Portugal. No desenvolvimento da exposição foi proporcionada a intervenção dos espectadores para responder a questões e para colocar as suas dúvidas. Revelou-se de extrema importância para conseguirem compreender o mecanismo desta central, que, segundo foi comprovado, apresenta um grau de eficiência e aperfeiçoamento tecnológico superiores, devido ao modo com as turbinas a gás e a vapor se combinam. Conheceram o funcionamento de uma central termoelétrica, as suas vantagens/desvantagens e procedimentos de manutenção preventiva e corretiva.

 

Os nossos formandos também expuseram preocupações relativamente às questões ambientais e ao seu impacto, principalmente, no rio Douro, visto que a água é retirada do rio e devolvida ao rio, mas com a temperatura adequada e em condições devidamente controladas; têm controlo das emissões de gases para a atmosfera, encontrando-se em sistemática monitorização para conseguir conciliar a eficiência com a minimização do impacto ambiental.

 

Posteriormente, os visitantes foram divididos em dois grupos, que visitaram a Central de Controlo e um grupo de 330 MW, que no preciso momento se encontrava em repouso, enquanto os restantes se encontravam em atividade. O processo de funcionamento foi devidamente detalhado, com a oportunidade de colocarem questões.

 

Agradecemos o modo como fomos recebidos e acolhidos, que permitiu aos nossos formandos uma aprendizagem “in loco”, com uma acessibilidade notável de estabelecimento de uma interação social muito pertinente e atrativa.

 

Comentários dos nossos formandos acerca da visita de estudo:

 

"Penso que foi uma visita bastante relevante, pois aprendemos bastante sobre o funcionamento da central e em grande detalhe sobre os três geradores principais. Gostei imenso desta oportunidade e todas as questões colocadas foram respondidas com clareza." (Daniel Silva, At3m)

 

"O dia da visita foi muito interessante e produtivo, porque muitos de nós não sabíamos como funcionava uma central termoelétrica. A nível de conhecimento, penso que quase todos ou mesmo todos os envolvidos aprenderam muito, desde a parte do trabalho/manutenção na central como a nível de controlo (sala de controlo). Os elementos envolvidos pela parte da central foram excelentes, tanto a transmitir conhecimento, como a nível social, porque insistiram se tínhamos perguntas, o que queríamos saber, entre outros. Falando a nível escolar, a visita correu bem e nos formadores notava-se bastante interesse e empenho, em que tudo corresse bem. Um agradecimento a ambas as partes!" (Tiago Azevedo, At3m)