voltar

2021-09-23

Euroskills Graz 2021

 

CENFIM Campeão Europeu - EuroSkills 2021     

 

A medalha de ouro e a de “Best of the Nation” arrecadadas por João Teixeira, na profissão Desenho Industrial CAD elevaram o nome do CENFIM a Campeão Europeu, pela 2ª vez desde da criação do EuroSkills em 2008.

Esta medalha de ouro, três de medalhas de Excelência e uma medalha de “Best of the Nation” (a melhor pontuação da Seleção Portuguesa) foram o rico espólio arrecadado pelos empenhados Concorrentes do CENFIM que integraram a Seleção Nacional, que representou Portugal no EuroSkills - 2021, Campeonato Europeu das Profissões, realizado na cidade de Graz na Áustria.

 

  

O Campeão Europeu e “Best of the Nation”, João Teixeira, na profissão Desenho Industrial CAD do Núcleo de Ermesinde

 

O Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills - Graz 2021, decorreu de 22 a 26 de setembro e envolveu cerca de 300 jovens concorrentes, que competiram em 48 profissões, representando 19 países.

A Seleção Nacional, integrou 18 concorrentes, em 15 profissões (havendo 3 equipas de 2 elementos) e dentro desta o CENFIM foi representado por 5 concorrentes em 4 profissões.

 

  

A equipa do CENFIM de 5 concorrentes e 4 jurados com o Diretor Manuel Grilo, no final do evento

 

Como referido, João Teixeira do Núcleo de Ermesinde, na profissão de Desenho Industrial CAD, arrecadou a única medalha de ouro da Seleção Nacional e, por ter sido o concorrente Português com a maior pontuação técnica, acumulou ainda com a medalha de “Best of the Nation”, sendo assim duplamente premiado.

 

  

João Teixeira, com o Diretor e o jurado Dário Pinto

 

João Teixeira, foi acompanhado pelo Diretor do Núcleo de Ermesinde, Dário Pinto, mas neste caso também como seu jurado, acumulando ainda com a responsabilidade de “Chief- Expert” da profissão de Desenho Industrial CAD, tendo ainda um relevante apoio, como preparadora, Marlene Moreira, também uma ex-concorrente premiada no campeonato mundial do Japão em 2007.

 

  

A dupla João Ferreira e Rodrigo Costa do Núcleo de Torres Vedras, medalha de Excelência com o jurado Manuel Armindo da profissão de Mecatrónica Industrial

 

  

No momento em que era anunciada a medalha de Excelência da dupla de Mecatrónica Industrial

 

A dupla João Ferreira e Rodrigo Costa do Núcleo de Torres Vedras da profissão de Mecatrónica Industrial com o jurado Manuel Armindo, equipa que foi também acompanhada na sua preparação pelo Pedro Simões, também ex-concorrente e medalhado no Campeonato Europeu, Budapeste em 2018, obtiveram uma disputada medalha de Excelência, averbando a superior qualidade do seu excelente trabalho, que mereceu esta distinção.

 

  

Hugo Geraldo do Núcleo do Porto medalha de Excelência com o jurado Paulo Riço, na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado

 

 

Momento em que foi anunciada a medalha de Excelência do Hugo Geraldo

 

Hugo Geraldo do Núcleo do Porto, com o jurado Paulo Riço, na profissão de Refrigeração e Ar Condicionado, foi também acompanhado na sua preparação por Samuel Teixeira, conseguindo assim uma preparação mais consolidada, que lhe permitiu conquistar uma também disputada medalha de Excelência, averbando a superior qualidade do seu excelente trabalho, que mereceu esta distinção.

 

  

O Edgar Monteiro do Controlo Industrial, do Núcleo da Trofa, com o seu Jurado

 

O Edgar Monteiro, foi acompanhado pelo Diretor do Núcleo da Trofa, Adelino Santos, mas neste caso também como seu jurado, acumulando ainda com a responsabilidade de “Chief- Expert” da profissão de Industrial Control (Eletromecânica Industrial), tendo ainda um relevante apoio à preparação do Rui Martins, também uma ex-concorrente premiado no campeonato mundial da Rússia/Kazan em 2019.

O Edgar Monteiro teve uma prestação superior, obtendo a melhor pontuação de sempre da profissão por parte dos concorrentes do CENFIM a nível internacional, mas só a aritmética lhe negou uma merecida medalha, ficando a escassos 2 pontos da medalha de excelência.

 

A prestação do CENFIM foi muito meritória, pois 80% dos seus elementos foram premiados e o CENFIM, que representava 28% da Seleção Nacional obteve 50% dos prémios que foram atribuídos à Seleção Nacional!

Como reconhecimento deste mérito, a equipa foi recebida pelo Conselho de Administração do CENFIM no Núcleo de Ermesinde no passado dia 30 de setembro, onde tiveram oportunidade de partilhar de forma resumida a sua fascinante experiência, não só com o referido Conselho de Administração, mas também com uma plateia de jovens seguidores e quiçá futuros concorrentes das futuras iniciativas dos Skills.

 

Contudo o momento mais alto foi quando o Diretor do CENFIM - Manuel Grilo, em nome do Conselho de Administração, como sinal de reconhecimento e por acreditarem na sua capacidade de evolução e de digna representação, endereçou o convite a esta equipa de concorrentes para representarem o Portugal e o CENFIM no Campeonato Mundial das Profissões - World Skills 2022 que se vai realizar em Shangai na China, o que deixou estes jovens concorrentes ultra animados e já a começar a pensar em voos mais alto, mas também conscientes da dimensão do desafio e da responsabilidade.

 

  

O momento em que o Diretor do CENFIM convidava esta Equipa para participar noWorld Skills - Shangai 2022

 

  

 

A Equipa está de Parabéns e o CENFIM está orgulhoso dos resultados obtidos por estes jovens concorrentes todos oriundo do Sistema de Aprendizagem em Alternância.

Quando nos referimos à Equipa, falamos não só dos elementos aqui referidos, mas de toda a Equipa Formadora que, em cada Núcleo trabalhou direta e indirectamente, permitiram que estes excelentes resultados fossem alcançados.

Parabéns e bem hajam…e bom regresso ao trabalho para este novo e enorme desafio!

 

Fotos do Evento
 

 

 

 

 

 


 

EuroSkills Graz 2021- 3º e último dia de competição - 25 de setembro

 

Este foi o 3º e último dia de competição, pelo que hoje partilho, essencialmente, o momento do final com o registo dos concorrentes com os seus jurados e com o nosso Diretor - Manuel Grilo, que os veio cumprimentar “in loco”. Nas duas primeiras fotografias o Edgar Monteiro do Controlo Industrial, com Diretor e o seu “Chief” Adelino Santos, nas duas seguintes o João Ferreira do CAD, com o Diretor do CENFIM, o “Chief” Dário Pinto e a preparadora Marlene Moreira, seguidamente Hugo Geraldo da Refrigeração e Ar Condicionado, com o seu jurado Paulo Riço, o preparador Samuel Teixeira, por ultimo a dupla João Ferreira e Rodrigo Costa da Mecatrónica Industrial, com o Diretor e o seu jurado Manuel Armindo.

 

Terminaram hoje a sua prestação no EuroSkills 2021 os nossos 5 magníficos. Independentemente da classificação obtida, não podemos estar mais orgulhosos pela atitude e profissionalismo que evidenciaram ao longo dos 3 dias de prova.

 

É esta a atitude dos formandos e agora concorrentes do CENFIM, que continuam a ser a nossa marca!
Ontem, hà noite, embora de descompressão, foi certamente de ansiedades, pois só hoje, dia 26, na cerimónia de enceramento é que se saberão os resultados finais, que oportunamente publicaremos.

 

Parabéns campeões, julgamos que estamos no bom caminho para o Campeonato Mundial das Profissões que se realizam em Xangai 2022.

 


 

EuroSkills Graz 2021 - o 2º dia de competição - 24 de setembro


Arrancou o 2º dos três dias de competição, dos quais deixamos estes registos. Nas 2 primeiras fotografias - a dupla João Ferreira e Rodrigo Costa da Mecatrónica Industrial, a ver se tudo bate certo nas 2 seguintes - o João Ferreira do CAD, concentrado e numa merecida pausa - depois o Diretor do CENFIM com os Chief-Expert; Dário Pinto e Adelino Santos, ao que se seguem Hugo Geraldo da Refrigeração e Ar Condicionado, nos acabamentos do dia e o Edgar Monteiro do Controlo Industrial, nos pormenores da montagem.

 

Terminado que está o segundo dia da competição, entramos na reta final do EuroSkills Graz 2021!
Os nossos campeões continuam motivados, mas o peso da pressão e da responsabilidade estão lá, a par do cansaço que já se faz sentir!

 

Continuamos a apoiá-los, para que sintam a energia de todo o CENFIM para o 3º e último dia de competição, o dia do “tira teimas”.

 


 

EuroSkills Graz 2021 - O 1º dia de competição - 23 de setembro

 

Confiantes, mas sentindo a pressão de um evento desta natureza, entraram em campo os nossos 5 magníficos. Para o João Ferreira do CAD, o Edgar Monteiro do Controlo Industrial, para o Hugo Geraldo da Refrigeração e Ar Condicionado e para a dupla João Ferreira e Rodrigo Costa da Mecatrónica Industrial, o cronómetro começou de manhã a trabalhar e parou ao final do dia, deixando a sensação do muito que foi feito, mas também do que há ainda por fazer!

 

Saíram animados, mas a perceber que esta pressão é bem diferente da sentida nos muitos treinos a que foram sujeitos! É isto a alta competição! Amanhã será outro dia, de novos desafios, de várias dúvidas, mas também de muitas aprendizagens.

 

Continuação de boas provas!!!

 


 

Começou no dia 22 o Campeonato Europeu das Profissões, Euroskills Graz 2021, envolvendo mais de 400 concorrentes, representando 31 países em 48 profissões.

 

A Seleção no final da cerimónia

 

Uma vista geral da cerimónia de abertura

 

A Seleção Portuguesa, com os seus dignos concorrentes coadjuvados pelos seus jurados, apresentou-se em força e com muita dignidade.

 

A frisa dos campeões nacionais que integram a Seleção

 

A frisa dos jurados da Seleção Nacional

 

E plenos de motivação e convicção o a distinta equipa do CENFIM, que leva muita ambição.

 

Os 5 concorrentes do CENFIM no final da cerimónia de abertura

 

A todos desejamos Boa Sorte!

Notícias relacionadas - Eventos

O CENFIM está na EMAF - 18º Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria - de 1 a 4 de Dezembro de 2021

26 Outubro 2021

O CENFIM esteve MOLDPLÁS 2021, como Partner e através do Núcleo da Marinha Grande

14 Outubro 2021

Webinar "Casos de Sucesso na Implementação da Manufatura Aditiva pela Indústria Portuguesa" - FAN 3D

01 Julho 2021

WEBINAR METALURGIA E METALOMECÂNICA - Quais os desafios do maior setor exportador de Portugal?

24 Junho 2021

7º Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro

17 Junho 2021

REGIÃO DE LEIRIA - Feira Online de Formação, de 28 de maio a 5 de junho

29 Maio 2020

3D ADDITIVE EXPO / I4.0 EXPO / SUBCONTRATAÇÃO - ADIADA para 24 a 26 de SETEMBRO 2020

09 Março 2020

44º Campeonato Nacional das Profissões - Setúbal 2020

10 Fevereiro 2020

À conversa sobre Metalurgia e Metalomecânica

15 Janeiro 2020

Resultados obtidos em Kazan - Rússia 2019 - 45.º Edição do Campeonato Mundial das Profissões

25 Novembro 2019

CENFIM Campeões Mundiais de Robótica

22 Novembro 2019

2º Seminário (trans)FORMAR! O PODER (TRANS)FORMADOR DA FORMAÇÃO: novos caminhos!

26 Outubro 2019

Cooperação Portugal - Cabo Verde Delegação visita o CENFIM Núcleo da Marinha Grande

19 Julho 2019

2º Encontro Nacional de Jovens do CENFIM

24 Maio 2019

5º CENFIM Skills e 3º da Lusofonia

24 Maio 2019

O CENFIM esteve lá! Na FUTURÁLIA 2019

08 Abril 2019

O CENFIM esteve lá integrado no stand do IEFP! Na QUALIFICA 2019

04 Março 2019