30 abril 2024
InTER-Educa foi um sucesso!
Mais de 10.200 pessoas visitaram a II edição da Feira de Educação, Emprego e Empreendedorismo. Instituições de Ensino, empresas, alunos, professores, encarregados de educação marcaram presença.
Com mais de 20 entidades expositoras da oferta formativa do Município de Santarém e com mais de 20 empresas, a Inter-Educa afirma-se como o ponto de encontro certo para acompanhar a decisão dos jovens e apoiar a economia da região.
A edição deste ano vai apresentar uma oferta educativa abrangente, desde o 9.º ano de escolaridade até à formação de nível superior, incluindo mestrados, proporcionando assim oportunidades formativas do nível 3 ao 7 do Quadro Nacional de Qualificações da DGES - Direção-Geral do Ensino Superior.
A Inter-Educa é uma organização do Município de Santarém e das seguintes entidades: FAPOESTEJO - Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação das Regiões do Oeste, Lezíria Tejo e Médio Tejo, Instituto Politécnico de Santarém, ISLA Santarém, CENFIM Santarém, entre outras.
O segundo dia da “InTER-EDUCA - Feira da Educação, Emprego e do Empreendedorismo”, 17 de abril, trouxe o debate sobre a experiência e os desafios de ex-alunos de cursos profissionais, num debate intitulado “O sucesso depende de ti”, João Teixeira Leite, vice-presidente da camara Municipal de Santarém, marcou presença no debate, numa conversa moderada pelo professor José Avelino, os ex-alunos dos cursos profissionais deixaram o seu testemunho, do trajeto académico à experiência profissional: nomeadamente Marco Costa Carvalho frequentou um curso de aprendizagem no CENFIM, durante três anos, curso de Técnico de Manutenção Industrial, equivalente ao 12º ano, e hoje trabalha na TAP Air Portugal.
Na conversa, a opinião foi unânime, na medida em que a preparação dos cursos profissionais contém uma componente prática muito importante para preparar os jovens para a vida ativa nas empresas e instituições. Quanto ao estigma que havia em relação aos cursos profissionais, os ex-alunos concordam que a visão está a mudar e atualmente estes cursos são considerados uma boa oferta letiva, mesmo para quem quer seguir a vida académica no Ensino Superior. No geral, todos concordaram que obtiveram as ferramentas e conhecimentos técnicos que precisavam para desempenhar as funções que assumem na vida profissional.