07 junho 2024
O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, quando se disputaram, em Madrid, os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha, no qual participaram 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões. Esta iniciativa inédita conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International (www.worldskills.org), assente em pressupostos de cooperação, partilha de boas práticas e promoção da importância das competências profissionais.
Em 2024 cumprem-se 74 anos desde que Portugal participou pela 1.ª vez num Campeonato de Profissões, assinalando-se, assim, o nascimento do movimento que hoje tem uma dimensão mundial.
O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é o Centro de Formação em Portugal mais premiado a nível internacional com 5 Medalhas Best of the Nation, 4 Medalhas de Ouro, 10 Medalhas de Prata, 9 Medalhas de Bronze e 32 Medalhas de Excelência e tem como referência garantir 90% de empregabilidade aos seus cerca de 11.000 formandos/ano que frequentam os seus cerca de 1.000 cursos, providenciados nos seus 14 Núcleos de Norte a Sul a de Portugal.
O CENFIM Skills foi criado pelo CENFIM em 2010, devido ao seu longo historial de participação nos Campeonatos Nacionais das Profissões e ainda nos Campeonatos Europeus e Mundiais das Profissões.
É no CENFIM Skills que se encontram os melhores concorrentes em cada uma das profissões em competição e de todos os núcleos de formação do CENFIM.
A partir da 3.ª edição do CENFIM Skills passaram a participar neste concurso os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Este ano a 7ª edição do Concurso CENFIM Skills / 5ª da Lusofonia, decorreu de 4 a 7 de junho de 2024, e contou com a participação de cerca de 130 concorrentes e 70 jurados, e com delegações de Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Esta competição aconteceu em simultâneo em 3 dos núcleos do CENFIM, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha e Oliveira de Azeméis e dá início ao Ciclo 2024/2026 de competição, seguindo-se o Campeonato Nacional de Profissões (https://worldskillsportugal.iefp.pt) no Europarque em Santa Maria da Feira, o Campeonato Europeu de Profissões (https://worldskillseurope.org) em Herning, na Dinamarca, culminando no Campeonato Mundial de Profissões (https://worldskills.org/what/competitions/worldskills-lyon-2024/) em Shanghai, na China.
Estiveram as seguintes profissões em competição:
CONSTRUÇÕES METÁLICAS, onde o profissional corta, monta e repara estruturas em aço, que podem ir desde edifícios a pontes e equipamentos de construção, utilizando uma ampla variedade de materiais metálicos.
DESENHO INDUSTRIAL CAD, em que o profissional utiliza aplicações informáticas como ferramentas para criar e melhorar projetos de fabrico, desde a construção naval até a indústria aeroespacial.
ELETROMECÂNICO INDUSTRIAL, em que o profissional projeta e instala sistemas elétricos em todos os tipos de projetos comerciais, residenciais e industriais, realizando manutenções e reparações com segurança e rapidez.
MAQUINAÇÃO CNC, onde o profissional maquina material metálico utilizando uma máquina de fresagem controlada por computador para criar produtos utilizados em quase todos os aspetos da vida moderna, desde automóveis e smartphones a eletrodomésticos e próteses.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, estes técnicos industriais projetam e planificam, instalam e colocam em funcionamento, mantêm, reparam e desativam instalações industriais.
MECATRÓNICA INDUSTRIAL, estes profissionais constroem sistemas automatizados para a indústria usando mecânica, eletrónica, pneumática e tecnologia de informática.
PROTOTIPAGEM, em que os profissionais criam protótipos que permitem que engenheiros e designers testem, avaliem e modifiquem durante o processo de desenvolvimento de produtos.
REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO, estes profissionais garantem o seu funcionamento, essencial para o mundo moderno.
ROBÓTICA INDUSTRIAL, em que os profissionais projetam, constroem e mantêm robôs para resolver problemas na indústria, desde a produção até a aeroespacial, da mineração à medicina.
SOLDADURA, onde os profissionais preparam e unem vários tipos de materiais metálicos utilizando processos de soldadura elétricos ou a gás.
Os resultados (medalha de ouro, de prata e de bronze) por profissão e por núcleo de formação, foram:
The best of, medalha para o concorrente com melhor pontuação foram:
Foi ainda momento para realizar a Cerimónia de Entrega de Diplomas a onze formandos oriundos de Cabo Verde, que frequentaram o Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA Tecnológico) “Técnico/a de Maquinação e Programação CNC”, com a duração de cerca de 15 meses, realizado no Núcleo da Marinha Grande do CENFIM, no âmbito de um Protocolo de Cooperação para a formação de Jovens na área da Metalomecânica e CNC, assinado entre o Governo de Cabo Verde e diversas entidades portuguesas, entre as quais se contam o CENFIM e a Câmara Municipal da Marinha Grande.
É de realçar que a maioria destes jovens se encontram a trabalhar perfeitamente integrados em empresas do concelho da Marinha Grande.
Na cerimónia de encerramento participaram várias entidades e empresários sendo transversal a apreciação de que o trabalho realizado pelo CENFIM alia de forma exemplar a “razão” e a “emoção”. Sabendo que as competências profissionais adquiridas pelos formandos são incontestáveis, a entrega da equipa e o sentimento manifestado pelos concorrentes face ao apoio exemplar de todos no seu crescimento, profissional e pessoal, promoveu momentos de muita emoção neste evento.
Reconhecendo a importância que este evento tem para a valorização da Formação Profissional, o impacto que tem no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens participantes, a troca de experiências e o elevado nível tecnológico e organizacional, a que acresce a presença de Angola, Cabo Verde e Moçambique, o CENFIM deixou mais um marco na valorização das pessoas e das profissões do setor metalúrgico e metalomecânico.