O CENFIM VOLTA A BRILHAR NO CAMPEONATO DAS PROFISSÕES 2024

O CENFIM VOLTA A BRILHAR NO CAMPEONATO DAS PROFISSÕES 2024

20 novembro 2024

Os Campeonatos de Profissões são eventos organizados para demonstrar e avaliar competências em diversas áreas técnicas e profissionais. Esses campeonatos acontecem em níveis regional, nacional e internacional, promovendo a excelência e a qualificação em profissões técnicas.

 

São competições destinadas a jovens entre 17 e 25 anos que já concluíram ou estão a realizar um percurso de qualificação em educação e formação profissional. O objetivo é demonstrar o nível de competências individuais, precisão e domínio de técnicas e ferramentas necessárias para cada profissão em competição, por meio de provas práticas. Essas provas são avaliadas com base em critérios rigorosos e normas técnicas reconhecidas internacionalmente, por um júri formado por especialistas altamente qualificados, como formadores, profissionais e empresários.

 

Esses campeonatos têm como finalidade avaliar a qualidade da formação profissional oferecida por diferentes instituições e, ao mesmo tempo, promover maior qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino e aprendizagem.

 

Realizados a cada dois anos, os campeonatos reúnem os participantes com as melhores classificações nas etapas de pré-seleção, que competem pelo título de campeão nacional nas suas respetivas profissões.

 

A 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões decorreu de 12 a 16 de novembro de 2024, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

 

Sob o lema “Onde há competência, há um Norte”, o SkillsPortugal Norte 2024 contou com cerca de 430 concorrentes em 50 profissões, numa inequívoca demonstração da relevância do sistema de Educação e Formação Profissional em Portugal.

 

O CENFIM, que participa nestes campeonatos desde 2000, contou com 70 concorrentes e 48 jurados, em 11 profissões, 9 oficiais, Desenho Industrial CAD, Maquinação CNC, Eletromecânica Industrial, Mecatrónica Industrial, Refrigeração e ar condicionado, Soldadura, Prototipagem rápida, Robótica móvel e Robótica Industrial, e 2 em demonstração, Construções Metálicas/Serralharia Civil e Manutenção Industrial.

 

Dos 48 jurados do CENFIM, 4 foram Presidentes de Júri, nomeadamente: Adelino Santos em Eletromecânica Industrial (também Chief-expert internacional e Diretor do núcleo do CENFIM da Trofa), Marlene Moreira em Desenho Industrial CAD (também Expert internacional e formadora no núcleo do CENFIM de Ermesinde), Manuel Armindo em Mecatrónica Industrial (também Expert internacional) e ainda Albino Sousa em Construções Metálicas (Serralharia Civil), ambos formadores no núcleo do Porto.

 

Contou com concorrentes dos seus núcleos de formação em Arcos de Valdevez, Amarante, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Torres Vedras e Trofa.

 

A equipa do CENFIM, obteve um grande resultado no 46º Campeonato Nacional das Profissões, Europarque 2024, e mais uma vez deixou a sua marca!

 

A equipa do CENFIM

 

O CENFIM conquistou no 46.º Campeonato Nacional de Profissões 29 medalhas das quais 11 de Ouro, 9 de Prata e 9 de Bronze.

 

Faltando, contudo, a confirmação oficial das medalhas de excelência.

 


Os medalhados de pódio, com o Presidente e Vogal do Conselho de Administração do CENFIM e o Diretor do CENFIM

 

O desempenho da equipa do CENFIM, foi notável, não só pelos resultados obtidos, mas também pela atitude durante todo o evento.

 

 

DESENHO INDUSTRIAL – CAD

 

 

OURO, Maria Martins, do CENFIM Trofa;

PRATA, Rodrigo Moreira, do CENFIM Ermesinde;

BRONZE, Soraia Campos, do CENFIM Ermesinde;

e Excelência, Miguel Santos da Costa, do CENFIM da Marinha Grande.

 

 

ELETROMECÂNICA INDUSTRIAL

 

 

OURO, Nélson Ribeiro, do CENFIM Amarante;

PRATA, Rafael Correia, do CENFIM Torres Vedras;

e BRONZE, Alexandra Oliveira, do CENFIM Trofa.

 

 

MAQUINAÇÃO CNC

 

 

PRATA, Ângelo Pereira, do CENFIM Amarante;

e BRONZE, Dinis Silva, do CENFIM Trofa.

 

 

MECATRÓNICA INDUSTRIAL (prova em equipa de 2)

 

 

OURO, Diogo Botelho e Simão Alves, do CENFIM Torres Vedras;

PRATA, David Vitor e Diogo Cruz, do CENFIM Torres Vedras;

e BRONZE, Ivo Machado e José Matos, do CENFIM Arcos de Valdevez.

 

 

REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

 

 

OURO, Dinis Monserrate, do CENFIM Torres Vedras;

PRATA, Diogo Dores, do CENFIM Torres Vedras;

BRONZE, Tomás Miranda, do CENFIM Porto;

e Excelência, Filipe André Ferreira Gomes, do CENFIM do Porto.

 

 

PROTOTIPAGEM RÁPIDA

 

 

BRONZE, Leonardo Maia, do CENFIM Trofa;

e Excelência, João Gabriel Malhão Cordeiro, do CENFIM do Porto e Ana Isabel Teixeira de Sousa, do CENFIM de Amarante.

 

 

ROBÓTICA INDUSTRIAL (prova em equipa de 2)

 

 

OURO, Loris Sgroj e Diogo Pinto, de CENFIM Amarante;

e PRATA, Fábio Sousa e José Francisco, do CENFIM Ermesinde.

 

 

ROBÓTICA MÓVEL (prova em equipa de 2)

 

 

OURO, Duarte Serra e Isolina Lé, do CENFIM Ermesinde;

e BRONZE, Francisco Amorim e Gabriel Dias, do CENFIM Ermesinde.

 

 

SOLDADURA

 

 

PRATA, Marco Malheiro, do CENFIM Arcos de Valdevez;

e Excelência, Bernardo Miguel da Costa Antunes, do CENFIM de Caldas da Rainha e Francisco Manuel Andrade Santos, do CENFIM da Trofa.

 

 

PROFISSÕES EM DEMONSTRAÇÃO

 

 

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

OURO, Martim Moreira, do CENFIM Amarante;

e Excelência, Wesley da Silva Pereira, do CENFIM de Ermesinde.

 

SERRALHARIA CIVIL

OURO, Bruno Ascensão, do CENFIM Peniche.

 

 

Em suma este é o mapa de resultados da equipa do CENFIM no 46º Campeonato Nacional das profissões, por Núcleo e profissão:

 


Mapa de resultados por Núcleo e profissão

 


Mapa de medalhas por profissão

 

Felicitamos todos os participantes pelos excelentes resultados alcançados, não apenas pelas medalhas, mas também pela dedicação, esforço e atitude exemplar demonstrada ao longo do 46.º Campeonato Nacional de Profissões. Esses jovens talentos são motivo de orgulho, não só para o CENFIM e suas comunidades, mas também para o país como um todo.

 

Ao destacar o papel fundamental das profissões técnicas no suporte à indústria e no desenvolvimento da economia nacional, reafirmamos a importância de continuarmos a investir na formação de excelência, que não só eleva os padrões de qualidade como também projeta o potencial de Portugal no cenário internacional.

 

Parabéns a todos pelo compromisso e pela capacidade de representar tão bem o futuro do trabalho técnico e profissional! Que estes resultados sejam apenas o início de um percurso repleto de sucessos.

 

Desta competição saem os representantes de Portugal nas fases internacionais que se lhe seguem: o EuroSkills Herning (Dinamarca), em setembro de 2025, e o WorldSkills Xangai (China), em setembro de 2026.