04 fevereiro 2025
Desafiados a participar na Maratona das Cartas, aderimos, mais uma vez, ao maior evento de ativismo global organizado anualmente pela Amnistia Internacional (AI) e que chega a mais de 150 países.
Depois de selecionados pela AI os casos individuais ou de comunidades onde se testemunharam casos gritantes de violação de Direitos Humanos em 2024, demo-los a conhecer a todos os formandos jovens do nosso Núcleo propondo, de seguida, que escolhessem o/s caso/s que mais os tinham sensibilizado para assinarem petições a favor da libertação da/s pessoa/s ou grupo/s envolvido/s.
Pela terceira vez, a assinatura das petições foi realizada exclusivamente em formato digital por questões de sustentabilidade ambiental às quais se juntaram as preocupações decorrentes da situação pandémica que ainda vivemos.
Sabendo que a iniciativa é uma ótima oportunidade para abordar os direitos humanos, aproveitamo-la também nesta vertente pedagógica para desenvolver competências pessoais e de cidadania nos futuros profissionais da nossa área para enriquecimento do potencial humano do setor.