15 abril 2026
No CENFIM, acreditamos na valorização dos técnicos e dos profissionais (quadros intermédios altamente qualificados). Estamos em crer, mesmo com toda esta evolução tecnológica a que se assiste, e das profundas alterações das profissões e do próprio trabalho, continuarão nos próximos anos a ser da maior relevância para toda a indústria.
Desta forma, o Núcleo do CENFIM da Marinha Grande promoveu no passado dia 9 de abril uma cerimónia de entrega de diplomas a uma turma/ação de Técnico/a de Maquinação e Programação CNC. Turma que terminou com o sucesso de 17 Formandos, numa multiculturalidade rica, diversificada e distinta, e com profícuas e validadas aprendizagens.
Dessa turma fizeram parte os 12 jovens cabo verdianos - 4 mulheres e 8 homens, que com o CENFIM estiveram ao abrigo do excelente Protocolo de Cooperação firmado com o IEFP de Cabo Verde; com a CMMG; com a CEFAMOL; com a OPEN; entre outras entidades. Protocolo estabelecido em 2019 e iniciado na sua execução em 2021, contando já com cerca de 30 jovens cabo verdianos que dele beneficiaram. Pretendemos, assim, dar-lhe continuidade. Considerando que se tem evidenciado diferenciador e transformador, possibilitando formar jovens desse país a um nível técnico, tecnológico e social nunca por eles imaginado, resultando na sua empregabilidade nas empresas da nossa região.
Cerimónia que contou com a presença de altos responsáveis associativos do nosso setor (AIMMAP e ANEME) e de diversas personalidades, o que muito nos honrou. Entre as quais se destacam o senhor Secretário de Estado do Trabalho, Dr. Adriano Rafael Moreira; o Vice-Presidente da CMMG/Vereador, Armando Constâncio; e o Presidente do Conselho de Administração do CENFIM, Dr. José Machado. Com todos a louvarem o valor deste projeto formativo e com o senhor Secretário de Estado a evidenciar e a reconhecer o papel decisivo do CENFIM na formação e qualificação.
Numa altura em que a escassez de mão-de-obra é crítica e transversal, a formação e qualificação dos trabalhadores portugueses e dos imigrantes, independentemente da sua origem, continua a ser tema central e decisivo para a transformação da economia e do país. Um meio estratégico que com a indispensável alocação de recursos financeiros e outros, garanta a integração (das pessoas), a sobrevivência com sucesso de uma organização (das empresas), mas também de um território e de uma região (das comunidades).
O CENFIM tem por isso uma missão alargada e simultaneamente desafiante, que passa por fornecer competências técnicas e profissionais, promovendo a formação inicial, a requalificação profissional e incentivando a aprendizagem continua e ao longo de toda a vida. Garantindo a qualidade dos serviços através de processos eficientes e promotores de um desenvolvimento sustentável e socialmente responsável. Contribuindo para o desenvolvimento das empresas do setor metalúrgico, metalomecânico e eletromecânico.
A Formação Profissional só será, no nosso entender, relevante e útil se suportada em projetos e na resolução de problemas, no desejo de aprender e na experimentação, na disciplina, na atitude e no respeito pelo outro. Sempre através de uma participação que promova a autonomia, a responsabilidade e a cidadania ativa. Tendo como objetivo central, a equidade nas oportunidades, a dignidade da pessoa e do trabalho, e a valorização das profissões de um setor que se vem afirmando ao longo dos anos como o maior exportador da indústria transformadora nacional.
Num contexto socioeconómico muito difícil e instável, como o que estamos a viver, possuir um leque consistente de competências, mas ao mesmo tempo diversificado, tornou-se um trunfo. Por isso, a temática da Qualificação, do Trabalho e do Emprego dever obrigatoriamente manter-se no centro das agendas políticas. A sua falta, ou insuficiência, condiciona o bem-estar dos cidadãos, dificulta a sua inclusão e interação social, criando um ambiente propício ao advento de persistentes e graves crises económicas e sociais.




