2020-03-31

Maquinação 5 Eixos

 

Breve enquadramento

 

Quando há duas décadas os fabricantes de equipamentos CNC começaram a actuar de uma forma mais persistente ao nível das soluções Multi-Eixos, a reacção do cliente final foi de prudência e até mesmo de alguma resistência.

 

Questões associadas ao investimento inicial, mas também a análises algo redutoras sobre o conceito e aplicação (demasiado focado em peças de elevada complexidade geométrica) motivaram, como seria expectável, longo período de amadurecimento, hoje ultrapassado com a visível vulgarização da maquinação a 5 eixos (aqui vale a pena referir que no recente Levantamento Tecnológico realizado pelo CENFIM se registou que 17% do equipamento de Fresagem CNC - num total de 1207 equipamentos sinalizados era de Maquinação a 5 eixos), quer contínuos quer posicionais.

  

Esta realidade veio naturalmente evidenciar que para além dos aspectos relacionados com cinemática da máquina, outros, como as técnicas de programação; as técnicas de setup; os dispositivos de aperto; as ferramentas de corte e acessórios são determinantes para a plena rentabilização da máquina e diferenciadores num mercado cada vez mais competitivo.

 

É a este nível, do processo e sua optimização, onde as empresas encontram os seus maiores desafios e concentram grande parte do pensamento crítico e esforço diário. Novas competências são solicitadas, não só ao nível de quem opera com o equipamento, mas também para quem tem a responsabilidade de planear, preparar e elaborar os programas de fabrico.

 

O Projecto no CENFIM

 

É neste contexto que o CENFIM iniciou um projecto com o objectivo de encontrar uma resposta formativa diferenciada, centrada em questões chaves da maquinação a 5 eixos. Contando ainda com a colaboração de duas empresas industriais do sector (MOLDEGAMA e FREZITE) para a auscultação dos resultados que vão sendo alcançados. A estratégia da formação que está a ser desenhada assenta numa “aprendizagem baseada em projecto (PBL)” através do qual o formando fará prova das competências adquiridas.

 

Para tal, é desafiado a realizar um conjunto de casos de estudo/cenários prácticos a partir dos quais irá adquirir os conhecimentos e aptidões necessárias para a realização do projecto.

 

Na prática, cada caso de estudo trabalha um conjunto de micro-competências que abrange aspectos tão relevantes como: Técnicas de setup em máquinas de 5 eixos; Dispositivos de aperto; ferramentas de corte e acessórios; Furações Multi-Eixos; Cenários críticos de maquinação a 5 eixos; técnicas de programação de planos inclinados; a programação paramétrica aplicada aos 5 eixos

 

Fase actual e próximo passos

 

Este trabalho de parceria já teve duas importantes etapas, uma primeira relacionada com as especificações do Projecto/Peça a realizar pelo formando e uma segunda com a elaboração do caderno de encargo com vista ao desenvolvimento dos recursos. Neste momento encontra-se em curso a exigente fase de desenvolvimento (Demos, kit´s práticos, peças modelo e maquinações, conteúdos de aprendizagem, placares, vídeos, etc.) a concluir até ao Julho 2020. 

 

Procure junto de nós mais informação quando voltar a visitar-nos

Quem sabe não teremos já uma solução para si!