Voltar

OBP

Off the Beaten Path

Em Execução

De 01/09/2019 a 30/06/2022


Projecto co-financiado no âmbito do Programa

Erasmus+ KA02

Tipo de Projeto

Parcerias Estratégicas

Público Alvo

Formandos e Formadores (2 comunidades locais)

Descrição

imagem
O Projecto "Off the Beaten Path: Studying the Architectural, Historical and Social Heritage of Local Communities in European Cities" envolve 6 Entidades de Educação e Formação, de 6 países da Europa (Hungria, Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal).
 
O objectivo principal do projecto é o estudo e levantamento de 12 (2 por país) bairros nas cidades das Entidades parceiras, relativamente à sua arquitetura, história e ambiente social, mas que não tenham sido considerados como referenciados no domínio do interesse público.
 
Através das atividades do projecto, as Entidades parceiras pretendem aproximar estes bairros às sociedades locais e também das comunidades intervenientes na parceria. Um outro objetivo do projecto pretende tornar estas comunidades conhecidas fora das suas localidades, cidades ou país, promovendo assim a sua economia com o incremento do turismo.
 
Na perspectiva dos Formandos e Formadores intervenientes no projecto relevará a importância do estudo da História, Arte e Sociedade nas escolas/centros participantes, incrementando a motivação dos alunos com impacto nos resultados de aprendizagem. O projeto pretende também estimular nos alunos a tolerância e respeito para com outras culturas e comunidades no seio da Europa.
 
Através das atividades do Projeto os formandos ficarão mais aptos para o trabalho em equipa e do nível das suas competências de comunicação e apresentação, assim como do conhecimento da língua inglesa. Os formandos irão utilizar plataformas e funcionalidades multimédia para elaborar os mecanismos que permitam proceder à apresentação das suas comunidades locais ao público em geral. Durante as mobilidades irão visitar os bairros/locais selecionados e entrevistar moradores, historiadores, representantes de empresas, essas entrevistas serão evidenciadas através de registos fotográficos e vídeos, irão pesquisar mais sobre a história das comunidades. No final de cada mobilidade, haverá uma miniconferência na escola organizada pelos formandos, durante a qual serão apresentadas as comunidades à escola/centro.
 
Entre as mobilidades os formandos e formadores irão organizar e participar em várias atividades ligadas à comunidade e ao tema da mobilidade anterior. Isso será feito através de materiais e informação recolhida durante a mobilidade anterior, essa informação será disponibilizada no site do projecto e na página eTwinning, serão também elaborados questionários on-line relacionados com os tópicos e comunidades estudadas. Serão organizadas caminhadas históricas nos bairros selecionados para a qual devem ser convidados os formandos que não participaram na mobilidade, alunos de outras escolas e o público em geral.
 
Os resultados previstos do projeto são um site e uma App apresentando os 12 bairros das 6 cidades para acesso público e para os turistas. O projeto terá as suas próprias plataformas multimédia e redes sociais (Facebook, Instagram e canal do YouTube), onde serão divulgados os materiais. Os formandos também irão criar folhetos de apresentação dos bairros e dos seus pontos turísticos, esses folhetos devem ser distribuídos em hotéis, agências de turismo e restaurantes locais.
 
Este projecto pretende motivar os alunos para temas relacionados com a História, Artes e Ciências Sociais de forma que o seu interesse seja desenvolvido e que isso contribua para a melhoria na aprendizagem e para a sua formação pessoal. Pretende-se que os formandos desenvolvam competências interdisciplinares como o trabalho em equipa, apresentação, autodisciplina, autoconfiança, aspetos culturais e conhecimentos de língua estrangeira, e também aprender a respeitar outras culturas e orgulhar-se da sua própria cultura.
 
Os professores irão reforçar as suas competências através do seu envolvimento em atividades fora do seu contexto habitual e dessa forma reforçar o seu compromisso com a sua profissão.
Ao nível dos recursos pedagógicos os professores terão oportunidade para aprender e/ou praticar a utilização de dispositivos e plataformas que poderão ser integradas como ferramentas de trabalho, de forma a que as sessões se tornem mais interessantes e apelativas para os seus alunos.
 
O projeto teve inicio na cidade de Budapeste com a participação de 3 formandos, 1 formador e 2 staff do CENFIM:
 
 
imagem
 
Depois seguir-se-á todo um ciclo de atividades transnacionais itinerantes, a realizar em cada um dos países participantes, com a duração de 1 semana e onde cada comitiva será composta por 3 Formandos e 2 Formadores/Staff, perfazendo por isso um total de 30 participantes por atividade transnacional e que serão realizadas em:
 
 
 imagem
 
    • 27 Abril -1 Maio 2020 [Dinamarca] - Adiada
    • 21 - 25 Setembro 2020 [Polónia] - Adiada  
    • 9 - 13 Novembro 2020 [Itália] - Adiada
    • 25 - 29 Janeiro 2021 [Lituânia] - Adiada
    • 26 - 30 Abril 2021 [Portugal] - Adiada  
 

Parceiros

 CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

 IIS GMC - IIS Gobetti Marchesini Casale

 BMSZC - Petrik Lajos Bilingual Vocational School

 BG - Borupgaard Gymnasium

 VSDG - Vilniaus Simono Daukanto gimnazija

 ZL - Zespol Licealno-Gimnazjalny w Dlugolece

Eventos

1ª Actividade transnacional

Trabalho realizado: - Definição de datas para as próximas tarefas - Formação de grupos de formandos para preparação de Questionários orientados para o estudo das localidades seleccionadas. - Elaboração de Questionários para o estudo das localidades.

Local: Budapeste, Húngria

Datas: 01/12/2019 - 07/12/2019


Eventos Passados