Descrição
O Projeto "Off the Beaten Path: Studying the Architectural, Historical and Social Heritage of Local Communities in European Cities" envolve 6 Entidades de Educação e Formação, de 6 países da Europa (Hungria, Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal).
O objetivo principal do Projeto é o estudo e levantamento de 12 (2 por país) bairros nas cidades das Entidades parceiras, relativamente à sua arquitetura, história e ambiente social, mas que não tenham sido considerados como referenciados no domínio do interesse público.
Através das atividades do projeto, as Entidades parceiras pretendem aproximar estes bairros às sociedades locais e também das comunidades intervenientes na parceria. Um outro objetivo do projeto é tornar estas comunidades conhecidas fora das suas localidades, cidades ou país, promovendo assim a sua economia com o incremento do turismo.
Na perspetiva dos Formandos e Formadores intervenientes, o Projeto relevará a importância do estudo da História, Arte e Sociedade nas escolas/centros participantes, incrementando a motivação dos alunos com impacto nos resultados de aprendizagem. O projeto pretende também estimular nos alunos a tolerância e respeito para com outras culturas e comunidades no seio da Europa.
Através das atividades do Projeto, os formandos ficarão mais aptos para o trabalho em equipa e a nível de competências de comunicação e apresentação, assim como do conhecimento da língua inglesa. Os formandos irão utilizar plataformas e funcionalidades multimédia para elaborar os mecanismos que permitam proceder à apresentação das suas comunidades locais ao público em geral. Durante as mobilidades irão visitar os bairros/locais selecionados e entrevistar moradores, historiadores, representantes de empresas, essas entrevistas serão evidenciadas através de registos fotográficos e vídeos, irão pesquisar mais sobre a história das comunidades. No final de cada mobilidade, haverá uma miniconferência na escola organizada pelos formandos, durante a qual serão apresentadas as comunidades à escola/centro.
Entre as mobilidades os formandos e formadores irão organizar e participar em várias atividades ligadas à comunidade e ao tema da mobilidade anterior. Isso será feito através de materiais e informação recolhida durante a mobilidade anterior, essa informação será disponibilizada no site do projeto e na página eTwinning, serão também elaborados questionários on-line relacionados com os tópicos e comunidades estudadas. Serão organizadas caminhadas históricas nos bairros selecionados para a qual devem ser convidados os formandos que não participaram na mobilidade, alunos de outras escolas e o público em geral.
Os resultados previstos do projeto são um site e uma App apresentando os 12 bairros das 6 cidades para acesso público e para os turistas. O projeto terá as suas próprias plataformas multimédia e redes sociais (Facebook, Instagram e canal do YouTube), onde serão divulgados os materiais. Os formandos também irão criar folhetos de apresentação dos bairros e dos seus pontos turísticos, esses folhetos devem ser distribuídos em hotéis, agências de turismo e restaurantes locais.
Este projecto pretende motivar os alunos para temas relacionados com a História, Artes e Ciências Sociais de forma que o seu interesse seja desenvolvido e que isso contribua para a melhoria na aprendizagem e para a sua formação pessoal. Pretende-se que os formandos desenvolvam competências interdisciplinares como o trabalho em equipa, apresentação, autodisciplina, autoconfiança, aspetos culturais e conhecimentos de língua estrangeira, e também aprender a respeitar outras culturas e orgulhar-se da sua própria cultura.
Os professores irão reforçar as suas competências através do seu envolvimento em atividades fora do seu contexto habitual e dessa forma reforçar o seu compromisso com a sua profissão.
Ao nível dos recursos pedagógicos os professores terão oportunidade para aprender e/ou praticar a utilização de dispositivos e plataformas que poderão ser integradas como ferramentas de trabalho, de forma a que as sessões se tornem mais interessantes e apelativas para os seus alunos.
O projeto teve inicio na cidade de Budapeste com a participação de 3 formandos, 1 formador e 2 staff do CENFIM:
Depois seguir-se-á todo um ciclo de atividades transnacionais itinerantes, a realizar em cada um dos países participantes, com a duração de 1 semana e onde cada comitiva será composta por 3 Formandos e 2 Formadores/Staff, perfazendo por isso um total de 30 participantes por atividade transnacional e que serão realizadas em:
- 27 Abril -1 Maio 2020 [Dinamarca] - Adiada
- 21 - 25 Setembro 2020 [Polónia] - Adiada
- 9 - 13 Novembro 2020 [Itália] - Adiada
- 25 - 29 Janeiro 2021 [Lituânia] - Adiada
- 26 - 30 Abril 2021 [Portugal] - Adiada