OBP

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Off the Beaten Path

Concluídos

De 01/09/2019 a 30/06/2022


Projecto co-financiado no âmbito do Programa

Erasmus+ KA02

Tipo de Projeto

Parceria de Intercâmbio Escolar

Público Alvo

Formandos e Formadores (2 comunidades locais)

Descrição

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O Projeto "Off the Beaten Path: Studying the Architectural, Historical and Social Heritage of Local Communities in European Cities" envolve 6 Entidades de Educação e Formação, de 6 países da Europa (Hungria, Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal).
 
O objetivo principal do Projeto é o estudo e levantamento de 12 (2 por país) bairros nas cidades das Entidades parceiras, relativamente à sua arquitetura, história e ambiente social, mas que não tenham sido considerados como referenciados no domínio do interesse público.
 
Através das atividades do projeto, as Entidades parceiras pretendem aproximar estes bairros às sociedades locais e também das comunidades intervenientes na parceria. Um outro objetivo do projeto é tornar estas comunidades conhecidas fora das suas localidades, cidades ou país, promovendo assim a sua economia com o incremento do turismo.
 
Na perspetiva dos Formandos e Formadores intervenientes, o Projeto releva a importância do estudo da História, Arte e Sociedade nas escolas/centros participantes, incrementando a motivação dos alunos com impacto nos resultados de aprendizagem. O projeto pretende também estimular nos alunos a tolerância e respeito para com outras culturas e comunidades no seio da Europa.
 
Através das atividades do Projeto, os formandos ficarão mais aptos para o trabalho em equipa e a nível de competências de comunicação e apresentação, assim como do conhecimento da língua inglesa. Os formandos utilizam plataformas e funcionalidades multimédia para elaborar os mecanismos que permitam proceder à apresentação das suas comunidades locais ao público em geral. Durante as mobilidades as equipas participantes visitam os bairros/locais selecionados e entrevistam moradores, historiadores, representantes de empresas, essas entrevistas são evidenciadas através de registos fotográficos e vídeos, e pesquisam mais sobre as histórias das comunidades. No final de cada mobilidade, decorre uma miniconferência na escola organizada pelos formandos, durante a qual são apresentadas as comunidades à escola/centro de formação.
 
Entre as mobilidades os formandos e formadores organizam e participam em várias atividades ligadas à comunidade e ao tema da mobilidade anterior. Isso é feito através de materiais e informação recolhidos durante a mobilidade anterior, essa informação é disponibilizada no site do projeto e na página eTwinning. São também elaborados questionários on-line relacionados com os tópicos e comunidades estudadas. São organizadas caminhadas históricas nos bairros selecionados para a qual são convidados os formandos que não participaram na mobilidade, alunos de outras escolas e o público em geral.
 
Os resultados previstos do projeto são um site e uma App apresentando os 12 bairros das 6 cidades para acesso público e para os turistas. O projeto possui as suas próprias plataformas multimédia e redes sociais (Facebook, Instagram e canal do YouTube), onde são divulgados os materiais. Os formandos também criam folhetos de apresentação dos bairros e dos seus pontos turísticos, esses folhetos são distribuídos em hotéis, agências de turismo e restaurantes locais.
 
Este projeto pretende motivar os alunos para temas relacionados com a História, Artes e Ciências Sociais de forma que o seu interesse seja desenvolvido e que isso contribua para a melhoria na aprendizagem e para a sua formação pessoal. Pretende-se que os formandos desenvolvam competências interdisciplinares como o trabalho em equipa, apresentação, autodisciplina, autoconfiança, aspetos culturais e conhecimentos de língua estrangeira, e também aprender a respeitar outras culturas e orgulhar-se da sua própria cultura.
 
Os professores reforçam as suas competências através do seu envolvimento em atividades fora do seu contexto habitual e dessa forma reforçar o seu compromisso com a sua profissão.
Ao nível dos recursos pedagógicos os professores têm a oportunidade de aprender e/ou praticar a utilização de dispositivos e plataformas que poderão ser integradas como ferramentas de trabalho, de forma a que as sessões de formação se tornem mais interessantes e apelativas para os seus alunos.
 
O ciclo de atividades transnacionais itinerantes programado realiza-se em cada um dos países parceiros do projeto, com a duração de 1 semana, cada comitiva é composta por 3 Formandos e 2 Formadores/Staff, totalizando 30 participantes por atividade transnacional.
 
        • 2 - 6 Dezembro 2019 [Hungria]  
        • 13 - 17 Setembro 2021 [Dinamarca]  
        • 6 - 10 Dezembro 2021 [Lituânia]  
        • 24 - 28 Janeiro 2022 [Polónia]  
        • 14 - 18 Março 2022 [Portugal]
        • 02 - 05 Maio 2022 [Itália]    
 
 
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Parceiros

 CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

 IIS GMC - IIS Gobetti Marchesini Casale Arduino

 BMSZC - Petrik Lajos Bilingual Vocational School

 BG - Borupgaard Gymnasium

 VSDG - Vilniaus Simono Daukanto gimnazija

 ZL - Liceum Ogolnoksztalcace im.Olimpijczykow Polskich w Dlugolece