Descrição
Acordo de cooperação, envolvendo IEFP, ANEME e UGT pela parte Portuguesa e INEFP, AIMO e OTM-CS pela parte Moçambicana, homologado pelos Ministros do Trabalho e Solidariedade de Portugal e do Trabalho de Moçambique.
Apoio à reconversão e funcionamento do Centro de Formação Profissional da Metalomecânica - Maputo; Apoio à Gestão do Centro nos aspetos técnicos, organizacionais e pedagógicos; Prestação de Serviços de Formação Profissional.
No âmbito do Acordo de Cooperação assinado a 23 de julho de 1999, foi atribuída ao CENFIM a responsabilidade de apoiar o Centro de Formação Profissional da Metalomecânica (C.F.P.M.) na implementação das medidas necessárias à sua reconversão e posterior funcionamento.
No ano 2000, com o apoio do CENFIM, foram iniciadas obras de reabilitação geral das instalações, retomando-se as atividades do Centro nos finais do mesmo ano. Nos anos seguintes, os investimentos foram sendo dirigidos progressivamente para a formação, reciclagem e formação profissional de todo os colaboradores, aquisição e instalação de equipamentos técnicos e introdução de novas especialidades técnicas. As instalações do CFPM têm uma área coberta de 2.000 m² constituída por: área administrativa, centro social e instalações sanitárias, 2 salas de formação teóricas e 10 laboratórios/oficinas para a formação prática, estando neste momento capacitado para a realização de ações de formação em 14 áreas:
- Construções Mecânicas
- CNC/CAD/CAM
- Construções Metálicas
- Soldadura
- Manutenção Industrial/Automação
- Electricidade/Electrónica
- Frio e Climatização
- Energias Renováveis
- Canalizações
- Projeto/Desenho
- Informática
- Organização e Gestão Industrial
- Administrativo, Comercial e Marketing
- Qualidade, Ambiente, Higiene e Segurança
A atividade formativa do CFPM, contou com a frequência de cerca de 8.000 participantes (2000 a 2019) nas diferentes especialidades, tendo permitido formar 6.292 formandos, resultantes da frequência de 480 ações de formação.
Ao longo dos anos o CFPM tem estabelecido diversas parcerias com empresas e instituições a operar no mercado moçambicano, destinadas à realização de ações de formação profissional para os seus colaboradores e à colocação de jovens para a realização de estágios e posterior inserção nos seus quadros, das quais destacamos:
- MOZAL
- PORTO MAPUTO
- SIEMENS
- CTRG
- EDM
- PINTO E CRUZ
- EFACEC
- MOTRACO
- EIP
- CFM - CAMINHOS DE FERRO DE MOÇAMBIQUE
- VALINOX MZ
- ELEVO MZ
- LAM – LINHAS AÉREAS DE MOÇAMBIQUE
- MIDAL CABLES
- CDM
- COCA COLA SABCO MOÇAMBIQUE
- MURRAY & ROBERTS
- SOCIEDADE TERMINAL DE AÇUCAR DE MAPUTO LDA (STAM)
- HEINEKEN