Projecto co-financiado no âmbito do Programa
Erasmus+ KA02
Tipo de Projeto
Tecnológico (Transferência / Desenvolvimento)
Descrição
Website do projeto
AI4Ed pretende questionar os atuais processos de educação e formação profissional, irá incorporar e experimentar novas tecnologias (IA) e pedagogias, que permitam desenvolver ferramentas, metodologias e sistemas de avaliação para responder à nova realidade da Indústria 4.0, onde se verificam rápidas mudanças na tecnologia, indústrias e sociedade a nível de padrões e processos.
Este projeto pretende contribuir a longo prazo para a modernização dos sistemas da EFP e o seu envolvimento em pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, cujo impacto deverá alcançar muito além do projeto.
Finalidades do projeto
AI4Ed visa
- promover o desenvolvimento de competências chave, transversais e futuras.
- desenvolver uma cultura de dinâmicas de aprendizagem.
- estimular a capacidade de iniciativa.
- promover possibilidades de aprendizagem
- apoiar competências científicas, técnicas e sociais que respondam a novos desafios e exigências.
- melhorar a orientação profissional, tendo em conta as competências das pessoas e as necessidades das empresas
- fomentar os processos de aprendizagem e definição do futuro perfil laboral e das competências conexas.
Atividades do projeto
• Desenhar a estratégia/metodologia para um processo de formação com base na IA, centrado na aprendizagem baseada na resolução de problemas e projetos, com ênfase na aprendizagem colaborativa que conduza à promoção do multilinguismo e da diversidade cultural.
• Desenhar e desenvolver 3 modelos de IA (transparente e ético) integrando os KPIs críticos que regem os processos de tutoria personalizada, aprendizagem ativa e prevenção do abandono escolar.
• Gerar conteúdo digital para tutoria personalizada, aprendizagem ativa e prevenção do abandono escolar sob a orientação de um Plano de Gestão de Dados (PGD) eficaz para o tratamento de todos os dados.
• Conceber e implementar um quadro de formação pan-europeu que irá apoiar uma abordagem de “formação dos formadores” para o desenvolvimento de competências AI4Ed.
• Desenvolver um kit de ferramentas para usar como diretriz no processo testado para garantir a aceitação pela comunidade de IA na educação, identificando as etapas para desenvolver uma abordagem de IA completa e garantir uma transformação gradual da educação.
Parceiros
CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica
SCC - Solski Center Celje
IMH - Fundación para la Formación Técnica en Máquina Herramienta
UBREMEN - Universitaet Bremen
AML - Alchemy Machine Learning
UNIZAR - Univeersidad de Zaragoza
CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica
SCSKZ - SOLSKI CENTER SLOVENSKE KONJICE-ZRECE