Índice Geral   N. 77 | Maio 2020  
 
  CENFIM - Retoma Gradual da Atividade, Incluindo a Formação Presencial
18 de maio de 2020
 
 
  CENFIM - Recomendações Condições de Segurança para a Retoma do Trabalho Presencial  
 
  Fabrico Digital e o Ensino na Área da Impressão 3D - Caso Prático 1 - Dispositivo de Aperto  
 
  Jornal Económico - Especial - Educação e Tecnologia  
 
  Jornal Económico - Talks “Educação & Tecnologia”  
 
CENFIM - Retoma Gradual da Atividade, Incluindo a Formação Presencial
18 de maio de 2020

O CENFIM explana aqui as orientações e recomendações para a retoma gradual da Formação Presencial que será de forma faseada e integrada com a nossa estratégia de Formação a Distancia em curso, no intuito de conciliarmos a formação presencial e a necessária redução de contactos nos Núcleos do CENFIM em Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Sines com um Polo em Grândola, Torres Vedras e Trofa a ter inicio a 18 de maio de 2020.

Nota prévia:

A implementação dos planos para levantamento progressivo das medidas de contenção, fica sujeito à alteração decorrente da avaliação dos impactos das medidas na evolução da pandemia, podendo estes critérios serem alterados a qualquer momento, pois este é um processo que vai sendo alterado diariamente, sendo passível de sofrer alterações de maior abertura, bem como, e esperemos que não, de maior confinamento, sendo que todas as partes interessadas serão previamente informadas dessas eventuais alterações.

Considerando:

  • O estabelecimento de uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID 19, merecendo, no âmbito dos sistemas de educação e formação, a prioridade aos 11º e 12º anos de escolaridade e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário.

  • Salvaguardadas, as recomendações e condições de segurança para a retoma da Formação presencial, emitidas pelo CENFIM - ver aqui

  • Que as turmas/ações que não forem, por ora, abrangidas pela retoma da formação presencial, deverão manter os critérios existentes da Formação a Distancia

  • Que a Formação a Distancia, também deverá funcionar, de forma complementar sempre que conveniente, para as turmas/ações que retomarem a formação presencial e

  • A retoma irá ser feita de forma gradual.

 

Estabelece o CENFIM as seguintes orientações do ponto de vista técnico-pedagógicos:

Horário da Formação: preferencialmente laboral.

Grupos de retoma:

A - Prioritários

  • Sistema de Aprendizagem: Turmas do 2º e 3º período
  • CET - Cursos de Especialização Tecnológica
  • Cursos EFA - Educação e Formação de Adultos: Nível 4
  • Formação Prática em Contexto de Trabalho - FPCT - Aprendizagem (2º e 3º período) / CET-Cursos de Especialização Tecnológica / EFA Cursos de Educação e Formação de Adultos. Na empresa. (estágios pendentes e/ou interrompidos pelo estado de emergência).

Em caso de inviabilidade da Formação Prática em Contexto de Trabalho - FPCT decorrer na empresa, esta poderá decorrer, no Núcleo, havendo viabilidade, no desenvolvimento de projetos em Pratica Simulada.

Observação: se a turma em Formação Prática em Contexto de Trabalho - FPCT ficar dividida entre a Empresa e o Núcleo, o período em que decorre esta formação, deverá ser o mesmo, para que se mantenha consistência no cronograma da turma/ação.

B - Complementares

  • Ciclos de nível 4
  • Unidades de Formação de Curta Duração - UFCD de nível 4

C - Prestação de Serviços

  • Presencial na Empresas, se reunidas as condições técnico-pedagógicas bem como as recomendadas pela Direção Geral de Saúde - DGS;
  • Formação a Distancia, quando aplicável e em pré-acordo com o Cliente.

 

O CENFIM disponibilizará nos seus Núcleos em Amarante, Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Ermesinde, Lisboa, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Peniche, Porto, Santarém, Sines com um Polo em Grândola, Torres Vedras e Trofa salas de informática que permitam aos formandos sem computador pessoal aceder às Formações a Distância.

Ao nível dos formandos, assumem-se como premissas, que merecem particular atenção:

a) Os grupos de risco (formandos com 60 ou mais anos, ou aqueles, cuja situação clínica, a atestar por declaração médica,
     os torne particularmente vulneráveis ao contágio do COVID 19);
b) As situações das famílias (mães ou pais) com filhos menores;
c) Formandos que não detenham recursos tecnológicos, acesso à internet, webcâmara e competências digitais mínimas.

Para os grupos a) e b) devidamente comprovados (grupo b)) as suas faltas podem ser consideradas justificadas, podendo manter os apoios sociais conforme estabelecido.

Para o grupo c), aquando da Formação a Distância, também se consideram as faltas justificadas e a manutenção dos apoios sociais.

Todos os formandos dos grupos a), b) e c) carecem de uma particular atenção aquando do seu regresso à formação presencial.

# VAMOS TODOS ESTAR BEM.

 

CENFIM - Recomendações Condições de Segurança para a Retoma do Trabalho Presencial

1. COMUNICAÇÃO

O CENFIM reforça a comunicação com todos os colaboradores, prestadores de serviço e formandos, com recurso a ações de sensibilização, divulgação e conteúdos em formato papel ou digital;

2. PROCEDIMENTOS BÁSICOS HIGIENE E SAÚDE

Relembramos e reforçamos os procedimentos básicos de higienização das mãos, procedimentos de etiqueta respiratória e conduta social;

( ver aqui ... )


(
ver Lavagem das Mãos )
(
ver Lavagem das Mãos com uma solução à base de álcool )
(
ver Utilização Máscara )
(
ou ver suporte de vídeo disponibilizado pela DGS )

 
Fabrico Digital e o Ensino na Área da Impressão 3D - Caso Prático 1 - Dispositivo de Aperto

A impressão 3D oferece múltiplos benefícios, tais como: comunicação rápida e eficaz de ideias de projeto; validação efetiva do design; análise formal ou funcional. Oferece igualmente uma maior flexibilidade de projeto, permitindo rapidamente a realização de múltiplas iterações, de modo a validar o conceito; corrigir defeitos e melhorar a qualidade de produção e dos produtos finais. Uma das suas realidades parece ser a indispensabilidade de um modelo digital para se obter um modelo físico por impressão 3D.

O tutorial seguinte apresenta um caso prático, representado por um dispositivo de aperto mecânico, figura 1, obtido por Impressão 3D com recurso à tecnologia FDM. ( ver aqui ... )

 

Jornal Económico - Especial - Educação e Tecnologia

Vem aí a escola do futuro

As novas tecnologias têm um potencial enorme na educação e na formação profissional, desde o ensino à distância até às novas soluções que utilizam Inteligência Artificial. Ouvimos especialistas, docentes e alunos para compreender o que está a mudar na forma como aprendemos e adquirimos novas competências. E será que as novas tecnologias obrigam a um cuidado acrescido na forma como se transmitem valores éticos e humanistas às novas gerações? ( ver aqui ... )

 

Jornal Económico - Talks “Educação & Tecnologia”

Assista à talk Educação & Tecnologia, uma conversa sobre o futuro do setor educativo e da formação profissional e sobre o papel que a tecnologia irá desempenhar nesse futuro em 7 de maio 2020.

         
 
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